Museu de Arte Sacra de São Paulo promove um Curso Livre sobre o tema “A orquestra sinfônica – conhecimento e reconhecimento“, com André Guimarães Rodrigo

OBJETIVO
O presente curso pretende apresentar e discutir elementos fundamentais para a compreensão da orquestra sinfônica. A orquestra sinfônica é uma unidade altamente organizada e equilibrada, resultado de uma longa evolução, tanto do ponto de vista individual dos instrumentos, quanto do ponto de vista coletivo. É um organismo que contempla as tendências estilísticas e estéticas musicais vigentes, e ao mesmo tempo reflete a sociedade, por meio das diversas formas de relações que nela se estabelecem. De que forma posso buscar significação nos sons contidos em uma peça orquestral? Em quais sons devo prestar maior atenção no decorrer de uma obra? Como reconhecer o som de cada instrumento? Como uma orquestra se divide? Quais são as possíveis combinações entre os instrumentos? Qual é a função do maestro? Buscaremos, através de uma abordagem interdisciplinar, esclarecer esses e muitos outros questionamentos, com o auxílio audiovisual de importantes trechos do repertório sinfônico tradicional, além de abordar aspectos históricos, estéticos e educacionais, bem como suas relações com outras formas de artes e culturas.

DOCENTE
André Guimarães Rodrigo é Mestre em Performance em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aluno participante do VI Eric Ericson Masterclass for choral conductors em Haarlem (Holanda) e aluno bolsista da VI Academia de Verano de Pedagogía Musical y Direccíon Coral de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). Tem experiência na área de Música, com ênfase em regência coral e educação musical. Atualmente é professor, regente e fundador do Coral do MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), regente e fundador do Coro d’A Cappella (antigo Coral do Mosteiro – Mosteiro de São Bento de São Paulo), regente do Cultura Inglesa Pop Choir em Guarulhos e Campinas. Desenvolveu trabalho de docência em regência coral no Projeto Canta São Paulo da Prefeitura de São Paulo e ainda trabalho docente e de pesquisa em educação especial, no Instituto Louis Braille de Campinas, lecionando musicografia braille.

PÚBLICO
O conteúdo do curso é voltado para estudiosos de arte, interessados em música, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a música em suas atividades, bem como interessados em geral.

CONTEÚDO
19 de fevereiro – AULA 1: Definição de orquestra (sinfônica e filarmônica), famílias, naipes, instrumentos sinfônicos e maestro.
26 de fevereiro – AULA 2: As cordas e madeiras (embocadura de aresta, palheta simples e palheta dupla).
05 de março – AULA 3: Os metais e percussão (altura definida e indefinida).
12 de março – AULA 4: Instrumentos eventuais, atípicos e voz humana.
19 de março – AULA 5: Orquestração e música programática.

FEVEREIRO / MARÇO

Datas:  19/26 de fevereiro e 05/ 12 e 19 de março de 2018 (segundas-feiras)
5 dias de aula
Aulas: das 14h00 às 16h00 (intervalo para o café)
Carga horária: 10 horas
Valor: R$ 200,00 a vista – R$ 230,00 (02 vezes) vagas limitadas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43

No final do curso o aluno receberá o certificado.