Entender os sentidos da vida não é preocupação nova. Desde sempre, o homem procura compreender como apreendemos o mundo. Diante de uma obra de arte, o que nos toma? Quais elementos convocam nossas sensações e fazem sentido para nós? O presente curso apresenta uma introdução à perspectiva da Semiótica Francesa no enfrentamento de tais questões. O conteúdo teórico será ministrado a partir de análises concretas de obras do acervo do próprio Museu de Arte Sacra, como a icônica imagem de Nossa Senhora das Dores, de Aleijadinho. Algirdas Greimas, fundador da escola francesa de semiótica, postula que é possível construir um olhar refinado, sensível e ético sobre o mundo, um olhar capaz de trazer novos sentidos a realidades antes tornadas sem sentido pela força das repetições cotidianas.

Objetivos:
– Introduzir os alunos na compreensão da construção do sentido;
– Apresentar a Semiótica Francesa no quadro da história das semióticas;
– Capacitar para análises que contemplam a relação entre o parecer e o ser do sentido com o instrumento metodológico “Percurso Gerativo de Sentido”;
– Apresentar perspectivas de treino do olhar que colaborem na construção/apreensão do belo;

Público Alvo:
O curso não tem pré-requisitos e é direcionado a todos que se interessam pelo estudo e compreensão das linguagens da e na comunicação em geral.

Conteúdo Programático

03 de setembro de 2019 – Aula 1
– É possível explicar a construção do sentido?
– A linguagem humana e as aventuras para compreendê-la;
– Nota histórica sobre as inquietações para compreender o sentido;
– Introdução geral à Semiótica Francesa (fontes, vertentes, influências, teorias e metodologia fundamentais);
– Introdução à análise do Plano da Expressão e linguagens sincréticas

10 de setembro de 2019 – Aula 2
– Análise do Plano do Conteúdo
– Percurso Gerativo de Sentido – O Nível Discursivo (temas e figuras)
– Enunciação – e suas consequências
– Temas e figuras (ideologias)

17 de setembro de 2019 – Aula 3
– Percurso Gerativo de Sentido – O Nível Narrativo (Manipulação e Programação)
– Narratividade
– Entre intencionalidades e programações, o sentido

24 de setembro de 2019 – Aula 4
– Percurso Gerativo de Sentido – O Nível Fundamental (circulação dos valores)
– Quadrado Semiótico e circulação de valores

01 de outubro de 2019 – Aula 5
– O sensível na construção do sentido
– Da Imperfeição, e a herança de Greimas

05 de outubro de 2019 – Aula 6 – sábado – das 9h30 às 12hs
– será ministrada dentro do Museu
– Atividade prática de análise de obras no Museu de Arte Sacra
– Discussão das análises realizadas

08 de outubro de 2019 – Aula 7
– Breve comentário sobre atividade realizada no museu;
– O sensível na construção do sentido
– Novas perspectivas da Semiótica francesa
– Conclusão do curso

Docente:
Rafael Alberto Alves dos Santos, Doutorando em Semiótica e Linguística Geral pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Filosofia e Comunicação Social – Jornalismo pela mesma Universidade, foi secretário executivo de Comunicação da Arquidiocese de São Paulo. Membro pesquisador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS), coordena um ateliê de semiótica política. No Mestrado, estudou a construção da imagem dos Papas (de Leão XIII a Francisco) na mídia impressa paulista, e no Doutorado, desenvolve um estudo sobre a constituição do ethos do Papa Francisco a partir da sua presença sensível no mundo. Tem experiência com assessoria de imprensa, treinamento de e para mídia, supervisão e produção de conteúdos multimídias e relacionamentos institucionais. Estão na perspectivas de suas investigações, ainda, a análise de discursos (no sincretismo de diferentes linguagens), as construções identitárias e de alteridade, bem como a atuação do sensível na construção do sentido.

7 dias de aula (terças-feiras)
Aulas: das 19h às 21h30 (intervalo para o café)
Valor: R$ 450,00 à vista – R$ 500,00 (02 vezes) vagas limitadas
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43
Estacionamento sujeito à lotação
No final do curso o aluno receberá o certificado.

POLÍTICA DE CANCELAMENTO DE CURSO

– Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

– Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

– Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.