Objetivo Geral:
Analisar as relações de gênero dentro dos papeis e status estabelecidos pelas igrejas cristãs nas perspectivas histórica e sócio-antropológica. O curso resgata a noção do sagrado feminino desde os primórdios da humanidade e a suas adaptações e desconstruções no desenvolvimento do cristianismo desde seus primórdios até a atualidade, além de fornecer noções básicas dos principais movimentos e questões envolvendo a mulher na igreja do século XXI.


Objetivos Específicos:
– Compreender a relação entre o feminino e o sagrado nas culturas da antiguidade;
– Refletir sobre o papel das mulheres nos primórdios do cristianismo;
– Problematizar as relações de gênero, status, papel e poder que são socialmente produzidas nas igrejas cristãs;
– Discutir as principais questões atuais sobre a atuação da mulher na igreja e na sociedade.


Conteúdo:
06 de agosto de 2019 – AULA  1 – O Sagrado Feminino
As relações de gênero nas sociedades primordiais. A Grande Deusa e as deusas da vegetação. A construção da imagem feminina no judaísmo bíblico: Lilith, Eva, Sarai, Rebeca, Raquel, Tamar, Miriã, Débora, Jael, Ana, Abigail, Betsabá, Ester, Jezabel e outras)

13 de agosto de 2019 – AULA  2 – O Papel Feminino nos Primórdios do Cristianismo
As mulheres na genealogia de Jesus (Tamar, Raabe, Rute, Betsabá, Maria). Jesus e as mulheres. As mulheres no período apostólico. As mulheres no início da igreja cristã: mártires, doutoras, abadessas e anônimas.

20 de agosto de 2019 – AULA  3 – A Reconstrução da Mulher
Relações de gênero, papel, status e poder na igreja cristã. A mulher na teologia do período apostólico. A mulher na teologia do período apologista. A mulher na teologia da patrística. A mulher na teologia da Idade Média.

27 de agosto de 2019 – AULA 4 – Questões atuais sobre a atuação da mulher na igreja e na sociedade
Papa Francisco e as mulheres. A Teologia feminista: noções gerais. Feminismo: origens e atualidade. Movimento feminino: o resgate da feminidade. A mulher cristã e a violência doméstica.


A quem se destina:
Estudantes e pesquisadores, professores, profissionais de todas as áreas, líderes religiosos em geral, religiosos e interessados no tema.


Professora:
Lidice Meyer Pinto Ribeiro é Pós-Doutora em Antropologia e História pela USP e Pós-Doutoranda em Estudos de Globalização pela Universidade de Lisboa, Portugal; Doutora em Antropologia Social pela USP e Mestre em Etnobotânica pela UFRJ/Museu Nacional. É Investigadora Integrada no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa. Atuou na coordenação da Pós-Graduação em Teologia, Filosofia e Pedagogia e como professora do Programa de Mestrado em Ciências da Religião e na graduação em Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui livros e artigos publicados nas áreas de religiões, história e cultura brasileira. Realizou pesquisas em Roma (Arquivo Secreto do Vaticano, Archivio Storico di Propaganda Fide, e Universidade Gregoriana), França, Espanha, Portugal e Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia cultural; antropologia rural; antropologia da religião; história do pensamento religioso; religiões brasileiras; igreja e movimentos abolicionistas; islamismo no Brasil; etnobotânica religiosa – plantas rituais e alucinógenas; e, antropologia bíblica (estudo da Bíblia à luz da antropologia).


Datas: 06, 13, 20 e 27 de agosto de 2019
Horário: das 19h às 21h30
Carga horária: 10 horas
Valor: R$ 210,00 à vista ou R$ 250,00 (em duas vezes)
Vagas limitadas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11)5627-5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes
Estacionamento (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.


Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:

– Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe, MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

– Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

Compartilhar