O Museu de Arte Sacra de São Paulo têm o prazer de convidá-los para a palestra gratuita: “O que foi o Te Deum da independência?“, que será ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Augusto Castagna.

A palestra abordará o significado do Te Deum Laudamus celebrado na chegada do Príncipe Regente Dom Pedro de Alcântara à cidade de São Paulo em 25 de agosto de 1822, às vésperas da Proclamação da Independência, e sua relação com as fontes manuscritas de música para tal cerimônia disponíveis na cidade no mesmo ano.

PALESTRANTE: Prof. Dr. Paulo Augusto Castagna. Graduado e mestre pela ECA-USP e doutor pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da mesma universidade, além de graduado em Biologia no Instituto de Biociências da USP. Professor e pesquisador do Instituto de Artes da UNESP desde 1994, é colaborador do Museu da Música de Mariana desde 2001, pesquisador do CNPq (bolsista PQ) desde 2007, membro do Conselho Consultivo da Fundação CEREM (Centro de Referência Musicológica José Maria Neves) desde 2013 e coordenador do convênio entre a UNESP e a Fundação Theatro Municipal de São Paulo para a catalogação da Coleção Musicográfica do antigo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, a partir de 2022. Participa de encontros de musicologia na América Latina, Europa e Estados Unidos desde 1987, tendo coordenado vários deles no Brasil.

Prof. Dr. Paulo Augusto Castagna

Data: 19 de agosto de 2022 (sexta-feira)
Horário: 16h
Onde: A palestra será virtual, transmitida ao vivo pelo canal de YouTube do MAS SP.
Não é necessária inscrição.