MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo)
OBJETIVO
O curso tem por objetivo abordar aspectos sobre as coleções de antiguidades dispostas em alguns dos mais notórios museus do Ocidente que serão apresentados seguindo uma ordem cronológica entre o século XV e o século XX. Para tanto o curso versará sobre: o contexto que deflagrou o início da sistematização das respectivas coleções, a conformação inicial, o desenvolvimento dessas coleções com os respectivos desdobramentos arquitetônicos dos espaços expositivos, os debates que envolveram os traslados de artefatos ou partes inteiras de monumentos para os acervos de tais museus e as atuais controvérsias que refletem as contemporâneas revisões históricas e patrimoniais desses acervos.
CRONOGRAMA:
05 de novembro de 2024
Aula 1: Museus Capitolinos (Roma) – nessa aula inicial, será abordada a conformação de uma das mais antigas coleções de artefatos da antiguidade na Europa: a coleção capitolina, na segunda metade do século XV, vinculadas à doação de alguns grupos escultóricos pelo então Pontífice Sisto IV ao povo romano, num contexto de revalorização da antiguidade romana em meio a uma pretensa reformulação da cidade de Roma.
12 de novembro de 2024
Aula 2: Museu do Louvre (Paris) – na segunda aula, será abordada uma das mais notórias coleções de antiguidades do mundo, concentrada no museu francês, cuja conformação no antigo palácio real remonta aoperíodo pós Revolução Francesa. A partir da observação da coleção do Louvre pode-se abordar pontos diversificados sobre o contato com as antiguidades que vai se expandindo a partir do século XVIII com as novas descobertas arqueológicas.
19 de novembro de 2024
Aula 3: Museu Britânico (Londres) – aqui será abordada a paradigmática – e, por vezes controversa – coleção de antiguidades do museu britânico, que tem início em meados do século XVIII, contemporaneamente ao Louvre na França, destacando um contexto de ampliação do ideário sobre o antigo e do colonialismo britânico em vários territórios geográficos onde ocorriam as escavações.
26 de novembro de 2024
Aula 4: Museu Pergamon (Berlim) – a última aula é dedicada à cidade de Berlim, que entre fins do século XIX e início do XX organizou um espaço urbano dedicado à implantação de grandes museus – a Ilha dos Museus – dentre os quais o Pergamon no qual instalaram-se alguns momentos em sua totalidade, trasladados de seus contextos originais.
Angela Rosch Rodrigues é Pós Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) onde desenvolveu pesquisa em História e teoria da arquitetura com períodos na Sapienza Università di Roma (2019-2020 e 2021-2022); apoio FAPESP. Doutorado (2017) pela FAU-USP em História e fundamentos da arquitetura e urbanismo na área de conservação do patrimônio cultural; período de pesquisa na Sapienza Università di Roma (2015-2016); apoio FAPESP. Mestrado (2011) pela FAU USP em História e fundamentos da arquitetura e urbanismo, na área de conservação do patrimônio cultural; apoio FAPESP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1998). Atua como pesquisadora e docente nas áreas de história e teoria da arquitetura e urbanismo, e patrimônio cultural.
Período: 05, 12, 19 e 26 de novembro de 2024 (terças-feiras)
Horário: Das 17 às 19 horas
Valor: R$ 210,00
Carga horária: 08h
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br – Inscrições até dia 01 de novembro de 2024
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom.