Museu de Arte Sacra de São Paulo promove um Curso de Extensão Universitária em parceria com a Faculdade São Bento, sobre o tema “O mundo muçulmano na península ibérica o califado e a reconquista cristã” com o Prof. Dr. Roberto Coelho Barreiro Filho.

Ementa:
A invasão islâmica da península Ibérica, refere-se a uma série de deslocamentos militares e populacionais ocorridos a partir de 711, quando tropas islâmicas oriundas do Norte de África, sob o comando do general Tárique, cruzaram o estreito de Gibraltar, penetraram na península Ibérica, e venceram Rodrigo, o último rei dos Visigodos da Hispânia, na batalha de Guadalete. Após a vitória, termina o Reino Visigótico.

Nos séculos seguintes, os muçulmanos foram alargando as suas conquistas na Península, assenhoreando-se do território designado em língua árabe como Al-Andalus, que governaram por quase oitocentos anos.

A Reconquista durou toda a Idade Média e só terminou no início da Idade Moderna, em 1492, quando os muçulmanos foram definitivamente expulsos pelos Reis Católicos, Fernando e Isabel.

O Curso pretende dar uma ampla visão do processo de invasão e reconquista da península Ibérica.

DOCENTE:
Prof. Dr. Roberto Coelho Barreiro Filho: Possui graduação em Publicidade pela Fundação Armando Alvares Penteado (1983), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea; experiência em teoria da mídia, teoria da cultura, teoria da comunicação. É professor em pós-graduação em história da arte, marketing e planejamento e desenvolvimento de produtos além de Arte Terapia com enfase em Yung.

Programa:
Dia 13 de março: Aula 1: A conquista Visigótica sec. V ao séc. VIII sucessores do Império romano do Ocidente.
Dia 20 de março: Aula 2. A conquista Omiada em 711 – o Emirado de Córdoba
Dia 27 de março: Aula 3. A Proclamação do Califado de Cordova em 912
Dia 03 de abril: Aula 4. O Apogeu do Califado
Dia 10 de abril: Aula 5. As Relações com os reinos cristãos
Dia 17 de abril: Aula 6. As Relações com os reinos cristãos
Dia 24 de abril: Aula 7. As Relações com o Magrebe e a política no Mediterrâneo
Dia 08 de maio: Aula 8. A Fitna em 1009, as Taifas a partir de 1037
Dia 15 de maio: Aula 9. O nascimento de Portugal, O Reino de Leão, o Reino dos Algarves e o inicio do processo de reconquista cristã.
Dia 22 de maio: Aula 10. A Cultura militar na Península Ibérica, a cavalaria e a infantaria, as mudanças tecnológicas, os templários em Portugal.
Dia 29 de maio: Aula 11. Os ataques e os reis cristãos.
Dia 05 de junho: Aula 12. Ordens Religiosas e as Cruzadas e o fim do domínio árabe.

Dias: de 13 de março à 05 de junho de 2018 (terças-feiras)
Horário: das 19h00 às 21h30
Valor: R$ 600,00 a vista (R$ 690,00 em 03 vezes).
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627-5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43
Sujeito à lotação

No final do curso o aluno receberá o certificado.