O Museu de Arte Sacra promove, o Curso Livre: “O Maravilhoso Medieval: Monstros E Seres Prodigiosos” com o Prof. Dr. José Luís Landeira.

Objetivo geral
Investigar o imaginário medieval, identificando simbologias cristãs e pagãs relacionadas aos monstros e sãos seres prodigiosos medievos.

–  Analisar figuras prodigiosas do imaginário simbólico medieval.
–  Investigar as relações entre os conceitos de natural e sobrenatural no pensamento medieval.
–  Relacionar os conceitos de fantástico, maravilhoso e estranho ao pensamento medieval.
–  Identificar e inter-relacionar características e origens, símbolos e narrativas dos monstros e seres prodigiosos da Idade Média.
–  Caracterizar seres do sobrenatural da Idade Média a partir de diversas fontes visando a compreender a relação do humano com o maravilhoso como realidade complexa.
–  Inter-relacionar elementos estéticos, literários, religiosos, filosóficos e culturais próprios da dimensão simbólica e histórica dos seres do imaginário medieval.
–  Comparar o imaginário medieval ao imaginário contemporâneo brasileiro.

Ementa
Este curso, em doze encontros, propõe-se a investigar  imaginário medieval a partir das simbologias cristãs e pagãs presentes nos monstros e seres prodigiosos medievais: híbridos clássicos, feiticeiras, fadas, íncubos, súcubos, encarnações demoníacas, aparições, homens selvagens, metamorfoseados, vampiros, anões, gigantes, considerando o seu contexto cultural e histórico. Analisa também elementos estéticos, literários, religiosos, filosóficos e culturais próprios da dimensão simbólica e histórica desses seres.

1.   O Maravilhoso antropológico medieval: monstros e seres prodigiosos
2.   O que são reminiscências medievais na cultura brasileira?
3.   O sentido secreto da vida e a Idade Média
4.   A natureza prodigiosa
5.   A Idade Média, a Europa e a Cristandade
6.   O etnocentrismo europeu e a visão de mundo periférico
7.   Conceitos de Residualidade e de Longa Idade Média
8.   Interpenetração entre tempos e espaços na arte
9.   Os gigantes e anões no imaginário medieval
10.   As fadas, as feiticeiras, as melusinas, as morganas e as moiras
11.   Os lobisomens e outros metamorfoseados
12.   A encarnação humana do demônio
13.   Os vampiros: definição e características
14.   Visitados pelas almas do outro mundo: fantasmas, almas penadas e visitantes do além túmulo
15.   As sereias, as harpias e as marinhas
16.   Os homens selvagens
17.   Outros monstros medievais
18.   O Mago Merlim
19.   Elementos estéticos, literários, religiosos, filosóficos e culturais próprios da dimensão simbólica e histórica dos monstros e seres prodigiosos do imaginário medieval.
20.   Presenças da simbologia do maravilhoso medieval na cultura contemporânea

O programa será cumprido de forma linear, no que respeita à progressão dos seres míticos analisados, e espiralada na construção de conceitos a ser retomados continuamente e ampliando o escopo dos conhecimentos, de acordo com as associações que eles estabelecem entre si e com os objetivos propostos.

PÚBLICO ALVO/ ESCOLARIDADE
O conteúdo oferece embasamento para estudantes de Artes, História, Letras, Filosofia, Psicologia, Teologia e demais público em geral que deseje investigar o imaginário medieval, inclusive, na sua interface com a a arte, a literatura, a religião, a filosofia e a cultura medieval e contemporânea.

SOBRE O DOCENTE
O Prof. Dr. José Luís Landeira é professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo, formado em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Universidade de Coimbra, mestre em Filologia e Língua Portuguesa (USP) e doutor em Linguagem e Educação (USP), é pós doutor em “Materialidades da Literatura” pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Sua pesquisa incide sobre as relações entre a Idade Média e a Contemporaneidade; a Linguagem Artística e a Transcendência.

Datas:
março – 18/ 25 (segundas-feiras)
abril – 01/08/15/22/29 (segundas-feiras)
maio – 06/13/20/27 (segundas-feiras)
junho – 03 (segundas-feiras)
12 dias de aula
Horário: das 19h00 às 21h30
Carga horária: 36hs
Valor: R$ 600,00 a vista – R$ 660,00 (03 vezes) vagas limitadas
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso, o aluno que tiver frequência mínima de 75%, receberá o certificado