MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

OBJETIVO
Durante o século XVIII, Roma se consolidou como um polo cultural que atraia os diletantes ligados ao Grand Tour e os pensionistas da Academia Francesa de Belas Artes. Esses personagens se interessavam pelo contato com as ruínas intrincadas no tecido urbano da “cidade eterna”, pelos vestígios retirados das escavações em andamento e pela proximidade das grandes descobertas arqueológicas de Pompeia e Herculano. Paulatinamente, para além da península itálica, foram organizadas as primeiras expedições da Era Moderna para verificar as ruínas dispersas nos territórios da antiga Grécia. Este curso tem como objetivo apresentar como os debates artísticos setecentescos foram nutridos pelo grande fascínio proporcionado pelos remanescentes da antiguidade clássica desvelados pelas novas descobertas. Nosso enfoque se concentra na análise da querela entre os intelectuais que defendiam a supremacia da Grécia e os que defendiam os méritos de Roma para a configuração de uma nova linguagem artística.

Dia 22 de junho de 2021

Aula 1 – Roma: a opção pela “cidade eterna” para a instalação da Academia Francesa de Belas Artes; as descobertas de Pompeia e Herculano; a contribuição do arquiteto e gravurista Giovanni Battista Piranesi para a difusão do interesse pelas ruínas e antiguidades romanas.

Dia 29 de junho de 2021

Aula 2 – Grécia: as primeiras excursões ao território e suas respectivas publicações; o contato com os templos dóricos de Pestum e Agrigento; a repercussão para os intelectuais franceses; o papel de Johann Joachim Winckelmann na defesa da supremacia das artes gregas.

DOCENTE:
Angela Rosch Rodrigues,
é Pós Doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) onde desenvolve pesquisa em História e teoria da arquitetura com período na Sapienza Università di Roma (2019-2020); apoio FAPESP. Doutorado (2017) pela FAU-USP em História e fundamentos da arquitetura e urbanismo na área de conservação do patrimônio cultural; período de pesquisa na Sapienza Università di Roma (2015-2016); apoio FAPESP. Mestrado (2011) pela FAU USP em História e fundamentos da arquitetura e urbanismo, na área de conservação do patrimônio cultural; apoio FAPESP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1998). Atua como pesquisadora e docente nas áreas de história e teoria da arquitetura e urbanismo, e patrimônio cultural.

Datas: 22 e 29 de junho de 2021 (terças-feiras)
Horário: das 15 às 17 horas
Valor: R$ 80,00 à vista.
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo
As aulas serão on line pela plataforma zoom. No final do curso o aluno receberá o certificado emitido pela plataforma.

Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

→ Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.