MÉTODO
O curso acontecerá no modo “presencial”

O Gótico possui uma história iniciada na Idade Média, e em especial, na arquitetura. O curso possui por objetivo apresentar esta história, concentrando-se, em um primeiro momento, nos edifícios marcados por este estilo. A arquitetura gótica e seus termos específicos serão estudados a partir de exemplos selecionados pelo professor. O segundo momento do curso é refletir sobre o Gótico enquanto poética, identificando sua presença na escultura tumular, na tipografia, no vestuário, nas artes gráficas, na pintura e no cinema.

06 de abril de 2024
AULA 1: a História do gótico e os elementos essenciais da arquitetura

13 de abril de 2024
AULA 2 : Os edifícios góticos: estudos de arquitetura religiosa e civil

20 de abril 2024
AULA 3: O gótico como elemento da cultura moderna: livros, filmes, arte e costumes

27 de abril de 2024
AULA 4: In loco: aula na Catedral da Sé. Visita ao espaço da catedral e a Cripta. O aluno poderá optar pela inclusão de brunchna Catedral, após a aula.

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce
 é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Libero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

PÚBLICO
O conteúdo do presente curso está voltado para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a imagem em suas atividades, bem como interessados em geral.

DEBRAY, R. Vida e Morte da Imagem: uma história do olhar no Ocidente. Petrópolis: Vozes, 1994.
FAURE, E. A Arte Medieval. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
LE GOFF, J. Dicionário Analítico do Ocidente medieval. Vol 1. São Paulo: UNESP, 2018.

Período: 06, 13, 20 e 27 de abril de 2024 (sábados) – 4 aulas (3 no museu, 1 na catedral)
Aulas in loco no Museu – 06, 13 e 20 de abril de 2024
Aula in loco na Catedral: 27 de abril de 2024 – Ponto de encontro escadaria da Catedral

Horário:  Das 10 às 12h30
: R$ 190,00
OPCIONAL – Valor: R$ 390,00 –  brunch na Catedral da Sé – o pagamento deve ser diretamente na Catedral. Praça da Sé, s/ número

Vagas limitadas (23)
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes

Estacionamento gratuito – Rua Jorge Miranda, 43 – Luz
Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação.