Metodologia:
presencial

Objetivos e conteúdo:
O curso pretende enfocar os conceitos e as ficções sobre Cidades ideais e/ou fantásticas que estão à base de algumas das mais importantes obras filosóficas e literárias para sair do campo que geralmente pertence aos arquitetos e urbanistas e assim abordar a questão desde um ponto de vista mais amplo e não meramente material. A intenção, inclusive, é levar o publico a refletir sobre a decadência da cidade moderna e contemporânea, pois, a partir do século XVIII e da afirmação da cultura iluminista e tecnocrática, os estudos sobre a mesma – e, portanto, sobre a comunidade que a habita – foram paulatinamente reduzidos a banais analises de caráter materialista e econômico.

Programa:
09 de novembro de 2023
Primeiro encontro
A “Politeia” de Platao (séc. IV a.C.) e as origens da ideia de cidade

16 de novembro de 2023
Segundo encontro
“Utopia”, de Thomas More (1516)

23 de novembro de 2023
Terceiro encontro
“A Cidade do Sol”, de Tommaso Campanella (1602)

30 de novembro de 2023
Quarto encontro
“As cidades invisiveis”, de Italo Calvino (1972)

Público alvo:
O curso é dirigido a todos que tenham em comum o interesse por filosofia, literatura, educação cívica, história, história da arte, da arquitetura e do urbanismo e interessados em geral.

Docente:
Oscar Luigi Marzorati, italiano da região do Lago de Como, é formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Politécnico de Milão e em Patrimônio Artístico pela Universidade de Buenos Aires. No Politécnico, foi aluno do Professor Marco Dezzi Bardeschi, com o qual aprendeu teorias e técnicas de conservação e restauração do patrimônio urbano em relação à cidade contemporânea. Com experiência em projetos no patrimônio histórico e como professor universitário, vive e trabalha estavelmente em São Paulo desde 2012, onde inclusive é colaborador assíduo do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo – IICSP. Foi autor de várias palestras e cursos sobre a cultura italiana em diversas instituições culturais renomadas da cidade (Livraria Cultura, Casa do Saber, Museu de Arte Sacra, entre outras).

Datas: 09, 16, 23 e 30 de novembro de 2023 (quintas-feiras)
Horário: Das 14 às 16h30
Valor: R$ 50,00 à vista.
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br