O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

OBJETIVO GERAL

Devido à pandemia do coronavírus, a realização do carnaval em 2021 realizar-se-á de forma diferente da usual. Diante desse contexto, comemoraremos o carnaval à nossa forma. Em dois encontros, pretendemos apresentar e discutir elementos fundamentais para a compreensão da mais importante festa popular brasileira e de sua música – o carnaval e o samba. Abordaremos os principais aspectos da origem e da história do carnaval e do samba, passando por seus principais personagens e intérpretes, de forma interdisciplinar e com o auxílio audiovisual de importantes intérpretes.

25 de fevereiro: A origem e a história do carnaval
04 de março: O samba e o carnaval

A QUEM SE DESTINA

O conteúdo do curso é voltado para estudiosos de arte, interessados em música, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a música em suas atividades, bem como interessados em geral.

DOCENTE

André Guimarães Rodrigo é Mestre em Performance em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aluno participante do VI Eric Ericson Masterclass for choral conductors em Haarlem (Holanda) e aluno bolsista da VI Academia de Verano de Pedagogía Musical y Direccíon Coral de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). Tem experiência na área de Música, com ênfase em regência coral e educação musical. Atualmente é professor, regente e fundador do Coral do MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), regente e fundador do Coro d’A Cappella (antigo Coral do Mosteiro – Mosteiro de São Bento de São Paulo) e regente do Coral da Igreja Apostólica Armênia São Jorge. Desenvolveu trabalho de docência em regência coral no Projeto Canta São Paulo da Prefeitura de São Paulo.

PERÍODO

Datas: 25 de fevereiro e 04 de março de 2021 (quintas-feiras)
2 dias de aula
Aulas: das 14h00 às 16h30

Valor: R$ 150,00 à vista

As inscrições devem ser feitas pelo email mfatima@museuartesacra.org.br

CERTIFICADO

O certificado será emitido digitalmente e disponibilizado em seu perfil na plataforma MAS Educação (é imprescindível o cadastro no site).
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.