O Museu de Arte Sacra promove, o Curso Livre: “O Antigo Regime revisitado – O Absolutismo e o Iluminismo” com o Prof. Fábio Lage.

A Liberdade guiando o povo

Objetivo Geral:
Europa, século XVI. O esplendor das Monarquias Absolutistas espanta e vislumbra súditos, viajantes e os próprios monarcas. As aparentes hegemonia e estabilidade desses regimes escondem um emaranhado de alianças políticas, de contradições sociais e de gastos excessivos dos governos, resolvidos, superficialmente, pelas riquezas provenientes das colônias além-mar. Todo esse quadro seria abalado entre os séculos XVII e XVIII, momento em que surge e se fortalece um movimento filosófico-político que iria, em pouco tempo, colocar em questionamento o Antigo Regime europeu e estaria na base de diversos movimentos revolucionários: o Iluminismo. O curso analisará, por meio de um olhar historiográfico, o Absolutismo e o Iluminismo, resgatando as contradições, o contexto histórico, as críticas e os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais do Antigo Regime na Europa. Diante da realidade que nos cerca, em que concepções defendidas e sistematizadas pelo Iluminismo se enraizaram nos Estados-nações contemporâneos, compreender as raízes históricas de seu surgimento e suas críticas formuladas a regimes autocráticos anteriores mostra-se de fundamental importância.

Objetivos Específicos:
– Compreender o contexto do Antigo Regime europeu.
– Analisar aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e filosóficos do Absolutismo.
– Analisar e aprofundar os princípios iluministas que contribuíram para a sistematização do mundo contemporâneo.

06 de novembro de 2018
Aula 1 – Absolutismo: Conceito, Práticas, Teóricos

13 de novembro de 2018
Aula 2 – As Monarquias Absolutistas europeias

27 de novembro de 2018
Aula 3 – O Iluminismo: Conceito, Doutrinas, Teóricos

04 de dezembro de 2018
Aula 4 – O Iluminismo: Influências no Mundo Contemporâneo

Docente
Fábio Lage – Graduado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciado e bacharel em História e Pedagogia. Foi docente e coordenador de História no Instituto Presbiteriano Mackenzie. Professor da rede privada de ensino, palestrante e pesquisador independente. Tem experiência em História, com estudos e especializações em História Moderna, História Contemporânea, História do Brasil Império e História do Brasil República.

Datas do curso: 06, 13 e 27 de novembro e 04 de dezembro de 2018.
Aulas: das 14h30 às 16h30
Carga horária: 08hs
Valor: R$ 200,00 a vista – R$ 250,00 (02 vezes) vagas limitadas
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.