O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

EMENTA
Como a antiga Vila de São Paulo de Piratininga se constrói ao longo do tempo? Como essa antiga vila é percebida atualmente? Essas são algumas das perguntas a serem pensadas e problematizadas ao longo do curso “Modos de Representação e Construções Narrativas da São Paulo de Antigamente”. Ao longo de quatro aulas online o curso trará aos alunos quatro exemplos de igrejas coloniais, sendo duas ainda existentes e duas demolidas, a fim de apresentar aos alunos modos possíveis de representações e construções narrativas observáveis nas imagens e nos objetos remanescentes, bem como nos documentos a elas relacionados. Desse modo, o conjunto de quatro igrejas a serem estudadas dentro do curso são: Igreja do Mosteiro da Luz, Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, Igreja do Recolhimento de Santa Teresa e Antiga Sé Cathedral.

09 de maio de 2023
AULA 1
– Introdução
– Igreja do Mosteiro da Luz ou Igreja de Santo Antonio de Sant’Anna Galvão. Aspectos Históricos e imagéticos externos e internos. Pintura e fotografia. Construção narrativa da igreja na relação com o entorno da Vila de São Paulo de Piratininga.

16  de maio de 2023
AULA 2
– Igreja da Venerável ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Aspectos Históricos e imagéticos da Igreja. O teto de Jesuíno do Monte Carmelo. A crítica de Mário de Andrade.

23  de maio de 2023
AULA 3
– Igreja do Recolhimento de Santa Teresa. História e objetos. Aproximações com o acervo do Museu da Cúria, atual Museu de Arte Sacra de São Paulo e construções de narrativas.

30  de maio de 2023
AULA 4
– Antiga Sé Cathedral. Aspectos Históricos e imagéticos externos e internos. Construção da narrativa religiosa, histórica e política da matriz e suas relações com a Vila de São Paulo de Piratininga. Aproximações com o acervo do Museu da Cúria, atual Museu de Arte Sacra de São Paulo.
– Conclusão do curso.

PROFESSORA
Karin Philippov é Pós-Doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, tendo realizado estágio pós-doutoral sobre as igrejas demolidas de São Paulo, sob supervisão do Prof. Dr. Percival Tirapeli entre 2019 e 2022. Pós-Doutora em História da Arte pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. Doutora em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Mestre em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Membro do Grupo de Pesquisa “Perspectiva Pictorum” da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-CNPq). Autora de diversos artigos e capítulos de livros sobre arte religiosa, Benedito Calixto, patrimônio e igrejas. Docente de História da Arte do Museu de Arte Sacra de São Paulo e palestrante da Fundação Ema Klabin.

Período: 09, 16, 23 e 30 de maio de 2023 (terças-feiras)
04 dias de aulas
Aulas:
Carga horária:
Valor: R$ 200,00
Inscrições:
 mfatima@museuartesacra.org.br
Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom