MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

A aula in loco será na Visita a Capela do Cristo Operário

O curso tem como objetivo apresentar a trajetória artística do pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi (1896-1988), um dos nomes de destaque na constituição da arte moderna brasileira. Será apresentado um percurso da poética do artista desde sua formação figurativa, até o abstracionismo geométrico, que o tornou conhecido junto ao grande público.

O curso é formado por duas aulas teóricas e uma visita a Capela do Cristo Operário, onde o artista realizou pinturas murais junto com outros artistas.

01 de fevereiro de 2024 (quinta-feira)
AULA 1 – A Segunda Geração da Arte Moderna
Também conhecida como Segunda Fase do modernismo brasileiro, situa-se após a Semana de Arte Moderna de 1922. Criação de grupos modernistas, como Núcleo Bernardelli e Grupo Santa helena, do qual Volpi fez parte.

02 de fevereiro de 2024 (sexta-feira)
AULA 2- A Poética de Volpi
Análise da trajetória artística, com estudo das principais obras de Volpi, nas suas diversas fases, figurativa e geométrica.

03 de fevereiro de 2024 (sábado)
AULA 3- Visita a Capela do Cristo Operário
Recentemente restaurada, a obra de decoração do espaço religioso foi executada entre 1950 e 1953. Foi elaborada por um conjunto de artistas brasileiros, ligados ao Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), entre eles os pintores Alfredo Volpi e Yolanda Mohalyi, além do escultor Bruno Giorgi.

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Libero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

Datas:
On line: 01 e 02 de fevereiro de 2024 (quinta e sexta)
Das 16 às 18h
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom
In loco presencial: 03 de fevereiro de 2024 (sábado)
Horário: das 10 às 12h
Saída e Retorno: Visita a Capela do Cristo Operário
Endereço:  Rua Vergueiro, 7290 – Vila Brasilio Machado – metrô Paraíso
Carga horária: 6h
Valor: R$ 190,00 – incluso a Visita a Capela do Cristo Operário e as aulas online
Valor somente das aulas online – R$ 100,00
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662

Bibliografia:
ARANTES, Otília (org.). Acadêmicos e modernos. São Paulo: Edusp, 1998.
MAMMÌ, L. Volpi. São Paulo: CosacNaify, 1999.
SALZSTEIN, S. Volpi. Rio de Janeiro: Sílvia Roesler/Campos Gerais, 2000.
Compartilhar