Módulo 1: Resgate Histórico da Devoção do Menino Jesus do Monte.

Devoção: Menino Jesus do Monte.

Imaginária fortemente marcante na Bahia, o Deus Menino é umas das tradições religiosas mais alegres do Brasil.

Objetivo:
Através da Imaginária Sacra, “resgatar o saber fazer dos artesãos Santeiros, considerados “tesouros vivos” pela Unesco na transmissão de conhecimentos, das devoções (Patrimônio Imaterial), que se perderão se não levarmos adiante para as próximas gerações.

Devoções que encantam e se perpetuam através do trabalho destes artistas, artesãos e santeiros.

Passar para novas gerações a beleza destes cultos tão ligados a história das famílias.

Conteúdo Programático:
Iconografia: A Devoção do Menino Jesus do Monte.

O curso é prático e engloba a confecção e pintura da Imagem do Menino Jesus: Carnação e cabelos.

Confecção da Lapinha (monte), com todos os detalhes e elementos iconográficos: gruta, espelho d’água, elementos da flora e da fauna, casinhas, figuras humanas, frutos dos mais variados, miudezas, etc…

Atributos do Menino Jesus do Monte:
Cajado com pencas de Balangandãs e resplendor em latão banhado a prata.

Preparação dos suportes para pintura:
Lixamento;
Nivelamento de lacunas e orifícios;
Reparo das imperfeições do suporte;
Selagem.

Metodologia:
O aluno aprenderá a construir o Monte com todos os detalhes: Animais, conchas, igreja, casinha, lago(espelho), enfeites variados e pessoais de cada aluno.

Orientação na composição, escolha e colocação dos elementos constituintes da decoração do Monte.

Uso e aplicação de tintas apropriadas.

Estudo e execução da Carnação: Fazer o tom de pele, expressões do rosto e cabelos do Menino Jesus.

Suportes:
Serão utilizados, madeira e resina como suportes para pintura.

Acabamentos:
Aplicação de verniz de proteção.
Pátina(envelhecimento), opcional.

CRONOGRAMA:

1ª Aula: 27 de Março de 2020- Manhã.
– Aula expositiva e explicativa com power point sobre o “Resgate histórico do Menino Jesus do Monte: Origem da devoção, características, elementos iconográficos. (Germana Trócoli)
– Estruturação da Lapinha (Monte)-Dai Nascimento.

2ª Aula: 27 de Março de 2020- Tarde.
– Execução da base da Carnação e cabelos (Rose Facuri).

3ª Aula: 28 de Março de 2020- Manhã.
– Pintura do Monte e dos seus elementos figurativos. (Dai Nascimento/ Germana Trócoli).

4ª Aula: 28 de Março de 20-Tarde.
– Finalização da Carnação, e cabelos. (Rose Facuri)

5ª Aula: 29 de Março de 2020- Manhã.
– Execução, composição e montagem dos elementos decorativos no Monte. (Dai Nascimento)

6ª Aula: 29 de Março de 2020-Tarde.
– Finalização da Imagem do Menino Jesus. (Rose Facuri)
– Finalização do Cajado com os balangandãs. (Germana Trócoli).
– Verniz de proteção.

Professores:
Germana Trócoli– Iconografia, organização e metodologia do processo de execução das aulas.

Dai Nascimento– Santeiro, execução de todo o processo de manufatura e construção do Monte.

Rose Facuri– Execução de Carnação e cabelos da Imagem do Menino Jesus.

Carga Horária: 24 horas
Datas: 27, 28 e 29 de Março de 2020.
Horário: Das 9h às 18h com intervalo de 1 hora para almoço.
Investimento: R$1.300,00 (hum mil e trezentos reais) à vista ou R$1.500,00 (hum mil e quinhentos reais em até 6 vezes no cartão de crédito.
Número mínimo para formação de turma: 10 alunos.
Observação: Caso não seja atingido o número mínimo de alunos para formar a turma, os valores recebidos serão devolvidos.
Inscrições: GERMANA TRÓCOLI
WhatsApp: (71)98863-0434
E-mail: cursos.germanatrocoli@gmail.com
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes
Estacionamento (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.