MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois são automaticamente retiradas do sistema.

“The most complete compendium of the world”. A definição, escrita há mais de um século pelo nova-iorquino Henry James, continua válida. Londres ainda hoje nos seduz por ser uma espécie de amostragem ideal do planeta. Boa parte deste cruzamento entre mercadorias e culturas é fruto de um passado imperial envolto em zonas de luz e de sombra. Mas Londres personifica também – em suas torres de vidro e em suas periferias incendiárias – uma babel que abarca todas as incongruências da modernidade. Sendo a primeira e mais típica expressão de megalópole, nossa protagonista é acima de tudo um enigma.

Arquétipo de sucesso financeiro ou arena de conflitos? Capital do império ou coração das trevas? London ou Babylondon? That is the question…

01 de Agosto de 2023
Aula 1. O rio e a colina.
Tamisa, história de uma vereda fluida. Os habitantes originários e a chegada dos romanos. A integração entre a Inglaterra profunda e o Continente. Londinium e seu porto.

08 de Agosto de 2023
Aula 2. Uma noiva, mil pretendentes.
Como Londres ajudou a forjar a Coroa inglesa? Saxões, Vikings e Normandos. A vez de Guilherme, o Conquistador. Os Tudor tudo podem. Elizabeth, a idade de ouro. Um covil de republicanos. Londres plebéia, libertários, excêntricos, indigentes e marginais. 1666, o Grande Incêndio.

15 de Agosto de 2023
Aula 3. Modernidade em modo londrino.
Três revoluções: urbanismo em mutação. Entre decoro e monumentalidade. Vaidades de uma dama imperial. Gentrificação.

22 de Agosto de 2023
Aula 4. British Musem: templo ou arena?
O Museu – ou apenas “British”, para os íntimos – é o símbolo supremo de uma metamorfose. Porque, ao reunir objetos trazidos de todo o planeta, aquela coleção converteu Londres de Empório em Império. Mas ela também trouxe consigo um dilema: armazenar o passado (sobretudo o de outros povos) é uma forma de espoliação ou de preservação?

PROFESSOR
Plinio Freire Gomes, É autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Mestre em história pela USP, viveu durante dez anos em Florença, estudando o Renascimento; e seis no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Realiza aulas on-line versando sobre a história dos Impérios e das relações entre Ocidente e Oriente. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna, Instituto de Cultura Árabe, Areté (Centro de Cultura Helênica) e Centro Universitário Maria Antonia/USP. É especialista da agência LATITUDES – Viagens de Conhecimento, realizando “aulas em campo” para contar a história onde ela aconteceu: entre as ruínas e os monumentos de países como Itália, Índia, China, Japão, Turquia, Marrocos, Tunísia, Jordânia, Líbano e Irã.

Datas: 01, 08, 15 e 22 de agosto de 2023 (terças-feiras)
Aulas: Das 17 às 19h
Carga horária: 08 horas
Valor: R$ 200,00 à vista.
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

Compartilhar