METODOLOGIA
Curso presencial

Adoração dos Magos, Virgem dos Rochedos, Última Ceia, Mona Lisa… A lista segue com centenas de estudos naturalistas, diagramas e projetos de máquinas imaginárias. Não surpreende que o criador desta obra continue envolto num manto de mito e de especulação. Leonardo foi mestre em nos fazer enxergar mais do que nossos olhos podem ver. Afinal a pintura, dizia ele, é cosa mentale. Mas o universo visual que o artista nos legou, embora sublime e inesgotável, ainda pode ser decifrado. Porque seus achados técnicos, bem como sua vibrante curiosidade, procediam de uma fonte comum: a ambivalência entre tradição e inovação que marcou a arte renascentista.

Dia 06 de julho de 2023

Aula 1. De Bastardo a Homem Universal.

Anos de formação, entre Vinci e Florença. De protegido dos Medici a cortesão dos Sforza. Os mil recursos de Leonardo em Milão, engenheiro, cenógrafo e inventor (mas que… também pintava).

Dia 13 de julho de 2023

Aula 2. Matéria e Luz: a Teoria Estética de Leonardo.

Entre Roma e Paris, uma celebridade a serviço dos poderosos do mundo. Dos favores papais de Leão X ao sucesso na corte de Francisco I. O legado artístico, de onde vem a beleza leonardesca?

PROFESSOR
Plinio Freire Gomes, 
É autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Mestre em história pela USP, viveu durante dez anos em Florença, estudando o Renascimento; e seis no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Realiza aulas on-line versando sobre a história dos Impérios e das relações entre Ocidente e Oriente. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna, Instituto de Cultura Árabe, Areté (Centro de Cultura Helênica) e Centro Universitário Maria Antonia/USP. É especialista da agência LATITUDES – Viagens de Conhecimento, realizando “aulas em campo” para contar a história onde ela aconteceu: entre as ruínas e os monumentos de países como Itália, Índia, China, Japão, Turquia, Marrocos, Tunísia, Jordânia, Líbano e Irã.

Datas: 06 e 13 de julho de 2023 (quintas-feiras)
Aulas
: Das 14 às 16h30
Carga horária: 05 horas
Valor: R$ 120,00 à vista.
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito – Rua Jorge Miranda, 43 – Luz
Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação

Compartilhar