“Iran” e “modernidade” são termos que parecem ser inconciliáveis. Ao menos é assim que costumamos perceber este país governado por uma teocracia, onde o véu feminino é obrigatório e o álcool, proibido. A história, contudo, ensina que os iranianos há muito se posicionam diante da modernidade num misto de aceitação e de recusa. Várias foram as tentativas populares de inserir o país na trilha do desenvolvimento e da liberdade. Mas este projeto foi também várias vezes negado ou traído – precisamente por parte de quem dizia defendê-lo: as potências ocidentais, o shah, o próprio clero. A busca iraniana da modernidade é, portanto, um sonho ainda em aberto.


Professor:
Plinio Freire Gomes
, é autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Graduou-se e fez mestrado em história, na Universidade de São Paulo. Viveu durante quase duas décadas no exterior, entre a Europa e o Oriente Médio. Leciona nos museus Masp, Museu de Arte Sacra e Mam; e em instituições como Casa do Saber, Centro Universitário Maria Antonia, Instituto de Cultura Árabe e Areté (Centro de Cultura Helênica). Há seis anos coordena o grupo de “Estudos da Arte”, atuando também como membro fundador do coletivo Lente Cultural, na Livraria Martins Fontes. Atualmente apresenta conferências e cursos sobre história da arte, com foco nos períodos helenístico, romano e renascentista. Mas sua principal área de atuação é a cultura islâmica. Participa ainda, na condição de especialista, em projetos de viagem com foco em países como Itália, Espanha, Marrocos, Irã, Índia, China e Japão.


Datas: 07, 21 e 28 de março de 2020  (sábados)
Horário: das 10h às 12h30
Carga horária: 08 horas
Valor:R$ 180,00 à vista (depósito ou transferência)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes.


Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:

– Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe, MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

– Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

– Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

Compartilhar