MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.


O CURSO
“Irã” e “modernidade” são termos que parecem ser inconciliáveis. Ao menos é assim que costumamos perceber este país governado por uma teocracia, onde o véu feminino é obrigatório e o álcool, proibido. A história, contudo, ensina que os iranianos há muito se posicionam diante da modernidade num misto de aceitação e de recusa. Várias foram as tentativas populares de inserir o país na trilha do desenvolvimento e da liberdade. Mas este projeto foi também várias vezes negado ou traído – precisamente por parte de quem dizia defendê-lo: as potências ocidentais, o shah, o próprio clero. A busca iraniana da modernidade é, portanto, um sonho ainda em aberto.


PÚBLICO ALVO
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.


SOBRE O DOCENTE
O Prof. Plinio Freire Gomes é autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Graduou-se e fez mestrado em história, na Universidade de São Paulo. Viveu durante quase duas décadas no exterior, entre a Europa e o Oriente Médio. Leciona nos museus Masp, Museu de Arte Sacra e Mam; e em instituições como Casa do Saber, Centro Universitário Maria Antonia, Instituto de Cultura Árabe e Areté (Centro de Cultura Helênica). Há seis anos coordena o grupo de “Estudos da Arte”, atuando também como membro fundador do coletivo Lente Cultural, na Livraria Martins Fontes. Atualmente apresenta conferências e cursos sobre história da arte, com foco nos períodos helenístico, romano e renascentista. Mas sua principal área de atuação é a cultura islâmica. Participa ainda, na condição de especialista, em projetos de viagem com foco em países como Itália, Espanha, Marrocos, Irã, Índia, China e Japão.


Datas: 21 e 28 de novembro e 05 de dezembro de 2020 (Sábados)
Aulas: 14h às 16h
Carga horária: 6 horas
Valor: R$ 180,00 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 (11) 98174-3483


HAVERÁ EMISSÃO DE CERTIFICADO
Clique e faça seu cadastro e receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras na plataforma do Museu – https://maseducacao.com.br/

Compartilhar