Método:
Presencial

OBJETIVO:
O Canto Gregoriano é uma patrimônio musical de valor inestimável, conservado por séculos e reverenciado pelos maiores compositores da história.

Esta formação visa transmitir aos participantes os fundamentos essenciais que precedem e orientam a execução do Canto Gregoriano: a profunda relação entre o texto sagrado e a melodia, os elementos dos sistemas notacionais, a forma e a lógica do discurso musical, além dos primeiros critérios de interpretação.

O foco do curso não é o mero acúmulo de peças, mas a construção de uma forma mentis musical e litúrgica. O percurso capacitará o aluno a compreender a natureza do canto e sua finalidade litúrgica, estabelecendo critérios estáveis para que possa, posteriormente, aprofundar-se em disciplinas específicas como Modalidade, Semiologia, Estética, Regência e Vocalidade.

CONTEÚDO:

Relação texto-melodia no Canto Gregoriano e a função da escrita gregoriana

26 de fevereiro
Aula 1 – A palavra: fonte primária da interpretação (Parte 1)
A união substancial entre o texto sagrado em latim e a melodia que o reveste. Superação das dificuldades linguísticas e contextuais. Compreensão do contexto genético do repertório. A prática cantada e a escuta regular como condições indispensáveis do aprendizado. A palavra latina como matriz geradora do melos, dos princípios construtivos e da formalização do fluxo rítmico.

05 de março
Aula 2 – A palavra: fonte primária da interpretação (Parte 2)
Análise verbo-melódica aplicada a peças do repertório. O papel do acento textual como polo unificador da frase, o pico de tensão expressiva e os aspectos fonético-articulatórios. Estudo prático e exegético de antífonas, responsórios e ofertórios extraídos dos manuscritos antigos. Orientação para a preparação e condução interpretativa fundamentada no texto.

12  de março
Aula 3 – Introdução à escrita gregoriana
Evolução histórica da notação musical: da tradição oral e dos manuscritos sem notação aos manuscritos dotados de notação in campo aperto. A Paleografia e a Semiologia Gregoriana como ciências fundamentais para a recuperação do ritmo e da expressividade originais. Estrutura e leitura no tetragrama. Vantagens na definição de alturas melódicas e limitações rítmicas da notação quadrada.

19 de março
Aula 4 – A escrita neumática e aplicação da leitura no repertório
As grandes famílias notacionais medievais. A riqueza das indicações gráficas: episemas, letras significativas e a diversidade de traçados para expressar nuances de tempo, intensidade e condução vocal. Exercícios práticos de leitura semiológica. Confronto entre a escrita quadrada e as notações sangalense e metense sobrepostas. Análise das variações rítmicas de diversos neumas segundo o contexto textual.

A QUEM SE DESTINA:
Cantores, coralistas, regentes, organistas, estudantes de música, pesquisadores, sacerdotes, religiosos e apreciadores da arte e cultura medieval. O conhecimento prévio em leitura musical é desejável, mas não obrigatório, e não é necessária experiência anterior com o Canto Gregoriano.

PROFESSOR:
Edwin Lima atua há 16 anos como cantor e regente especializado em Canto Gregoriano, com prática contínua do repertório do Graduale Romanum em contexto litúrgico. Atualmente é regente do Coro Gregoriano e Polifônico do Instituto Bom Pastor em São Paulo/SP.

É o idealizador e professor das formações “Introdução ao Canto Gregoriano” e “Estudo dirigido do repertório gregoriano”. Desenvolve um trabalho de mentoria exclusiva para regentes, cantores e coros, oferecendo consultoria técnica e interpretativa para a implementação de uma exegese musical fundamentada na tradição semiológica.

É membro da Seção Brasileira da Associazione Internazionale Studi di Canto Gregoriano (AISCGre Brasil) e monitor da disciplina de Semiologia no curso de Pós-Graduação em Canto Gregoriano promovido pela AISCGre Brasil e a Faculdade de São Bento do RJ.

Realizou formação em Canto Gregoriano no Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas (CEMULC) e na Associazione Emiliano Romagnola Cori (AERCO – Itália) sob orientação do Prof. Dr. Clayton Dias, tendo sido aprovado em exames teórico-práticos perante bancas internacionais da AISCGre e AERCO.

04 dias de aulas 
Datas: 26 de fevereiro, 05, 12 e 19 de março de 2027 (sextas-feiras)
Aulas: 14h30 às 17h (intervalo para o café) 
Carga horária: 10 horas 
Valor: R$ 220,00 à vista   
Inscrições: cursos@museuartesacra.org.br  

Vagas limitadas
Informações: (11) 99144-3223 (somente mensagens)  
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo (entrada pela bilheteria)
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes. 
Estacionamento gratuito: Rua Jorge Miranda, 43 
Certificado entregue ao final do curso. 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
AGUSTONI, Luigi; GÖSCHL, Johannes Berchmans. Introduzione all’interpretazione del canto gregoriano. Roma: Torre d’Orfeo, 1998, vol. I: Principi fondamentali
CARDINE, Dom Eugene. Primeiro ano de Canto Gregoriano e Semiologia Gregoriana. Tradução Eleanor Florence Dewey. São Paulo: Attar Editorial/Palas Athena, 1989.
DIAS, Clayton Jr. Canto Gregoriano – Teoria e prática na Liturgia. Rio Bonito: Benedictus, 2023.
RAMPI, Fulvio. Alla scuola del canto gregoriano. Studi in forma di manuale. Parma: Musidora, 2015.
SEIÇA, Alberto Medina de. Introdução ao Canto Gregoriano. Coimbra, 2012.

Compartilhar