Método:
Presencial
Objetivo:
A partir do surgimento do cinema sonoro, trabalhar sua relação com a linguagem estabelecida pelo cinema mudo, incluindo a discussão em torno da perda de qualidade dos filmes. Abordar os efeitos da Primeira Guerra Mundial e da Grande Depressão na produção de filmes em diversos países e a consolidação de Hollywood como centro da indústria cinematográfica mundial.
Conteúdo:
22 de maio de 2025
Aula 1: O cinema se adaptando ao som e ao contexto de guerras e crise econômica. O Código Hays.
29 de maio de 2025
Aula 2: A diversidade da produção cinematográfica nos países europeus e asiáticos.
05 de junho de 2025
Aula 3: A comédia em tempos de Depressão e os grandes musicais de Hollywood.
12 de junho de 2025
Aula 4: Faroeste, o gênero norte-americano por excelência. Os filmes B e os seriados.
Docente:
Iara Baptista Pasta é graduada em História e em Comunicação Social e Especialista em Comunicação e Educação pela Universidade de São Paulo. Formação em cinema pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Extensão) e em cursos com os críticos cinematográficos Inácio Araújo (Folha de São Paulo) e Marcelo Lyra (O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde).
Período: 22, 29 de maio e 05 e 12 de junho de 2025 (quintas-feiras) – inscrições até dia 20 de maio de 2025
4 dias de aula
Aulas: 14h00 às 16h30 (intervalo para o café)
Carga horária: 10 horas
Valor: R$ 205,00 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: 113322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.
Bibliografi
ALVES, Bernardo Marquez – Trilha sonora: o cinema e seus sons. Revista Novos Olhares, vol. 1, n. 2. 2012.
ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
ARHEIM, Rudolf – A arte do cinema. Lisboa, Edições 70, 1989.
BAPTISTA, André. Funções da música no cinema: contribuições para a elaboração de estratégias composicionais. 174 p. Dissertação (Mestrado em música) – Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, 2007.
BAZIN, André – O cinema. São Paulo, Brasiliense, 1991.
CAPELATO, Maria Helena et alii – Cinema e História. São Paulo: Alameda, 2007.
COSTA, Antonio. Compreender o cinema – São Paulo, Globo, 2002.
FERRO, Marc. Cinema e história – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FRANCASTEL, Pierre. Imagem, visão e imaginação. São Paulo: Martins Fontes/Fronteira, s/d.
GUIMARÃES, João Vitor – Arte western: a representação do faroeste no cinema contemporâneo. https://centrocultural.sp.gov.br/arte-western-a-representacao-do-faroeste-no-cinema-contemporaneo/
HUESO, Ángel Luis – El cine y el siglo XX. Barcelona: Ariel, 1998.
METZ, Christian. Linguagem e cinema – São Paulo: Perspectiva, 1980.
SALLES, Felipe – A origem da trilha sonora. Mnemocine. Disponível em http://www.mnemocine.com.br/index.php/2017-03-19-18-18-46/trilha-sonora-no-cinema/162-trilha-sonora
AZ, Sérgio - + de 50 anos de filmes. https://50anosdefilmes.com.br/
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