O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

OBJETIVO GERAL

Compreender aspectos gerais das relações entre os conceitos de tempo e de mal no pensamento da Idade Média, como modos de organizar a cosmovisão e o fazer cotidiano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar os conceitos de tempo presentes no pensamento medieval: tempo cíclico, tempo linear e as suas relações com o conceito de mal.

Reconhecer o conceito de ‘mal’ dentro da cosmovisão da cultura medieval.

Identificar e analisar elementos constitutivos do imaginário mítico, religioso e sobrenatural da Europa ocidental na Idade Média, principalmente, a Península Ibérica, no que diz respeito a materialização cotidiana do mal.

Reconhecer resíduos do pensamento medieval na cultura contemporânea.

EMENTA

Este curso, em três encontros, propõe-se a relacionar os conceitos de tempo e de mal no pensamento no pensamento medieval, nos processos de organização da cosmovisão medieva e do fazer cotidiano.

– O tempo e os tempos na Idade Média
– O sobrenatural naturalizado
– O que é o mal no pensamento medieval?
– A Magia e a Feitiçaria
– Os Seres do Além O Diabo e os demônios

O programa será cumprido de forma espiralada, ou seja, os temas não se esgotarão em uma única sessão, mas, de acordo com as associações que eles estabelecem entre si e com os objetivos propostos, serão ampliados a partir de explicações e explanações centrais.

DOCENTE

José Luís Landeira é pós doutor em Letras, pela Universidade de Coimbra (Portugal), Doutor em Linguagem e Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e mestre em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Suas investigações giram em torno de três eixos: (1) as relações dialógicas entre as linguagens da arte; (2) os processos de construção de sentido nas obras de arte e de literatura e (3) o pensamento medieval.

Datas: 05, 12 e 19 de maio de 2021 – Quartas-feiras
Horário: das 16h00 às 18h00