O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois são automaticamente retiradas do sistema.

PÚBLICO-ALVO
Professores, artistas, religiosos, historiadores, museólogos, curadores, filósofos, sociólogos, psicólogos, antropólogos e estudantes e profissionais interessados nos assuntos abordados.

EMENTA
Estudo das transformações, rupturas e continuidades iconográficas, que historicamente se processaram no campo das artes visuais, com ênfase nas especificidades na arte sacra cristã. Estudo das relações e interfaces entre aspectos iconográficos e características formais e estilísticas nas obras de arte, no decorrer da história arte sacra ocidental.

OBJETIVO
O objetivo do curso é fornecer os fundamentos necessários para identificação e análise iconográfica de obras de arte, tanto no que diz respeito à contextualização espaço-temporal, como naquilo que é próprio da singularidade de cada obra de arte em si mesma. Com destaque para as especificidades dos estudos que consideram as correlações entre os aspectos estilísticos e iconográficas no âmbito da arte sacra cristã.

PROGRAMA DAS AULAS
Aula 1: 04 de outubro de 2023
As metodologias de análise de obras de arte e introdução às questões de estilo;

Aula 2: 11 de outubro de 2023
Análises iconográfica e iconológica da arte;

Aula 3: 18 de outubro de 2023
Estilo e iconografia das obras de arte;

Aula 4: 25 de outubro de 2023
Laboratório de pesquisa iconográfica em arte sacra.

DOCENTE
Profa. Dra. Lucia de Souza Dantas (CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8020944631772359)
Doutora em Filosofia (PUC-SP/2019), mestre em Filosofia (FSB-SP/2013) e graduada em Artes Plásticas (FAAP-SP/1995). Desde 2014 é professora de Estética do curso de Filosofia da Faculdade de São Bento – SP, onde também coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) e o Grupo de Pesquisa ‘Estética & Arte Sacra’ (em parceria com o Museu de Arte Sacra -SP). Desde 2020 é professora e coordenadora da IdeiaViva – Escola de cultura, onde ministra cursos livres nas áreas de Filosofia, Estética, Semiótica e História da Arte. É membro do GT de Semiótica e Pragmatismo da ANPOF desde 2016. De 2015 a 2022 coordenou o Grupo de Pesquisa de Pragmatismo e Estética do Centro de Estudos de Pragmatismo do Programa do Centro de Estudos sobre Pragmatismo, CNPq, vinculado ao Programa de pós-graduação em Filosofia- PUC-SP. É membro do ICOM-BR (Internacional Council of Museums – Comitê brasileiro) desde 2009. Desenvolve pesquisa nas áreas de Estética e Semiótica e História e Hermêutica da Arte, tendo publicado livros, artigos e traduções nesses temas.

Datas: 04, 11, 18 e 25 de outubro de 2023 (quartas-feiras)
Aulas: Das 19 às 21h
Valor: R$ 200,00 à vista.
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

BIBLIOGRAFIA:
BÁSICA
ARGAN, G.C. e FAGIOLO, M. Guia de História da Arte. 2ª ed. Lisboa: Estampa, 1994.
DANTAS, Lucia Ferraz Nogueira de Souza. Contribuições da filosofia de Charles S. Peirce para uma investigação acerca de questões de fenomenologia e ontologia das obras de arte. 2019. 309 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: História da Arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
COMPLEMENTAR
FOCILLON, Henri. A Vida das formas. Trad. Ruy Oliveira. 1ª ed. Lisboa: Ed. 70, 2001.
MIRCEA, Eliade. Tratado de História das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
PANOFSKY, Ewin. Significado das Artes visuais, Ed. Perspectiva, 1995.
SARAH, Carr-Gomm. Dicionário de Símbolos na Arte. Bauru: Edusc, 2004.
VENTURI, Leonel. História da crítica de arte. Trad. Rui Eduardo Santana Brito. Lisboa: 70, 2007.
WÖLFFLIN, H. Conceitos fundamentais da história da arte. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Outros atores e textos poderão ser indicados no decorrer das aulas.