O Museu de Arte Sacra promove, o Curso Livre: “História de São Paulo – II” com o Prof. Roberto Coelho.

O Curso “História de São Paulo – II“, se propõe a realizar uma visão sobre alguns bairros históricos da cidade de São Paulo. Serão oito aulas presenciais e quatro aulas in loco.
Entre as escolhas dos bairros estudaremos: Campos Eliseos, Santo Amaro, Penha, Barra Funda, Brás, Freguesia do Ó, Lapa e Morumbi. Bairros históricos que formaram a Urbes Paulistana.
Nossas aulas in loco serão: O Palácio dos Bandeirantes, a Catedral da Sé, a Capela da Penha e o Memorial da América Latina.
A construção da cidade, sua origem, município que virou bairro, locais distantes que ampliaram os horizontes da vila de Piratininga, fazem parte deste estudo da historia paulistana.

Dia 16 de marco de 2019
Aula 1. Campos Eliseos: o primeiro bairro projetado da cidade. Surge na ampliação do centro da cidade e na inauguração da ferrovia São Paulo Railway. Foi o antigo Campo Redondo, ou a chácara Mauá. Receberia, o bairro, o serviço de abastecimento da companhia Cantareira.

Dia 23 de marco de 2019
Aula 2. Santo Amaro: uma vila que foi rica e independente no século XIX, por conta da gripe espanhola e muitas mortes, acabou sendo anexada a cidade de São Paulo no século XX.

Dia 30 de março de 2019
Aula 3. Penha: um bairro cujo nome se confunde em sua origem. Aldeias de Guarulhos, São Miguel e Tatuapé, rotas bandeirantes no caminho de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Dia 6 de abril de 2019
Aula 4. Barra Funda: das antigas chácaras e na implantação de estações ferroviárias, nascia mais um bairro paulistano. Tempo de ocupação das várzeas paulistas.

Dia 27 de abril de 2019
Aula 5. Brás: bairro ligado a figura do português José Brás e à construção da Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Dia 4 de maio de 2019
Aula 6. Freguesia do Ó: antiga Sesmaria de Manuel Preto, bandeirante amado e odiado, filho do bandeirante Antonio Preto. Local de grande importância no desenvolvimento da Vila de Piratininga.

Dia 18 de maio de 2019
Aula 7. Lapa: habitada por Domingos Luis, conhecido como carvoeiro, e sua esposa dona Ana Camacho, que foram seus primeiros moradores. A chegada da ferrovia e o desenvolvimento da região.

Dia 1 de junho de 2019
Aula 8. Morumbi: de uma fazenda, em 1825, o bairro receberia a Universidade Matarazzo, que posteriormente se transformaria no Palácio Bandeirantes, sede do governo do estado.

Aulas in loco: ponto de encontro – Estacionamento do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Dia – 13 de abril de 2019 – incluso transporte para o Palácio dos Bandeirantes – Van ou micro ônibus
Aula 1. Palácio Bandeirantes

Dia – 11 de maio de 2019 – metrô
Aula 2. Capela da Penha

Dia – 25 de maio de 2019 – metrô
Aula 3. Catedral da Sé – visita interna

Dia – 08 de junho de 2019 – metrô
Aula 4. Memorial América Latina

DOCENTE:
Prof. Dr. Roberto Coelho Barreiro Filho possui graduação em Publicidade pela Fundação Armando Alvares Penteado (1983), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea; experiência em teoria da mídia, teoria da cultura, teoria da comunicação. É professor em pós-graduação em história da arte, marketing e planejamento e desenvolvimento de produtos além de Arte Terapia com enfase em Yung.Na Pós-graduação do Senac é professor de branding, ferramentas de comunicação institucional, metodologia científica e marketing digital.

Período: 16 de março à 08 de junho de 2019.
12 dias de aulas
Horário: das 9h30 às 12h00
Carga horária: 36hs
Valor: 650,00 a vista – 690,00 (03 vezes) vagas limitadas
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.