Os quadrinhos possuem uma história, e ela é muito mais complexa e interessante do que pode parecer num primeiro olhar. O objetivo principal deste curso é apresentar este percurso das HQ´s, na intenção de realizar uma defesa das histórias em quadrinhos como imagens de fundamental relevância para o entendimento da sociedade ocidental. Os quadrinhos são um instrumento de grande utilidade para compreender uma época, em seus aspectos sociais, econômicos e culturais. Assim, ultrapassam a ideia de um mero entretenimento, irrelevante e descartável, posicionando-se como ricas fontes históricas. O curso concentra-se nas produções do Ocidente.

16 de agosto de 2019
AULA 1:
Os primórdios: a história em quadrinhos é uma história das imagens

23 de agosto de 2019
AULA 2:
O século XIX: cultura de massa, histórias ilustradas; Töpffer e as artes gráficas

30 de agosto de 2019
AULA 3:
Comics: as HQ´s e o jornal: tirinhas e suplementos; os temas tradicionais

13 de setembro de 2019
AULA 4:
Os super-heróis: A Era de Ouro (1938-1950)

20 de setembro de 2019
AULA 5:
Os super-heróis: A Era de Prata (1956-1970)

27 de setembro de 2019
AULA 6:
Os super-heróis: A Era de Bronze (1970-1985)

04 de outubro de 2019
AULA 7:
Os super-heróis: A Era de Ferro (1986-1994)

11 de outubro de 2019
AULA 8:
As Graphic-novels

18 de outubro de 2019
AULA 9:
Os quadrinhos no Brasil

25 de outubro de 2019
AULA 10:
As histórias em quadrinhos no universo da internet e das adaptações para o cinema

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

PÚBLICO
O conteúdo do presente curso está voltado para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a imagem em suas atividades, bem como interessados em geral.

Período: de 16 de agosto a 25 de outubro de 2019.
Horário: das 19h00 às 21h15 (intervalo para o café)
Valor: R$ 600,00 a vista em dinheiro ou depósito bancário ou R$ 650,00 em duas vezes ou no cartão.
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento no local: Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.

Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:
– Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

– Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

– Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.