O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

EMENTA
As Cores têm uma história; os pigmentos, também. O presente curso pretende realizar uma história das cores, partindo da história material dos pigmentos, das matérias-primas, das tintas. É este fascinante mundo que nos conduz para os significados e poéticas visuais das cores, que mudam com o tempo e alimentam nossa cultura contemporânea. A História da Arte nos ajudará a compreender a força estética da cor, em seus mais variados suportes e usos. Cada cor tem uma história específica e rica; conhecer seus percursos é realizar uma interessante reflexão sobre a história das técnicas, das simbologias e das culturas. O curso concentra-se na história do Ocidente.

06 de outubro de 2023
AULA 1: Metodologia de estudos das cores; Vermelho

20 de outubro de 2023
AULA 2: Preto

27 de outubro de 2023
AULA 3: Azul

10 de novembro de 2023
AULA 4: Amarelo

17 de novembro de 2023
AULA 5: Verde e Púrpura

24 de novembro de 2023
AULA 6: Preto e Branco

01 de dezembro de 2023
AULA 7: Marrom e Cinza

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Libero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

PÚBLICO
O conteúdo do presente curso está voltado para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a imagem em suas atividades, bem como interessados em geral.

Período: 06, 20, 27 de outubro, 10, 17, 24 de novembro e 01 de dezembro de 2023 (7 dias de aula)
Horário: Das 17h às 19h horas
Valor: R$ 360,00 à vista
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.