MÓDULO 1

O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. é obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

OBJETIVO GERAL
O curso pretende tratar da história da arte e arquitetura sacra neste vasto território demarcado  hoje como “O Ocidente”, que recebeu influências de povos e culturas que vão do que hoje é o Irã a Portugal de leste a oeste, ao Egito ao sul e à Suécia ao norte. Através de uma abordagem das Ciências da Religião, serão expostas várias denominações religiosas, que com suas cosmovisões criaram um repertório de formas artísticas e arquitetônicas, que se transformaram e influenciaram-se mutuamente, desembocando na sinagoga, igreja, mesquita ou templo de seu bairro.

Ele se divide em módulos que vão seguindo um ordem cronológica do mais antigo para o contemporâneo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Trabalhar através de apresentações teóricas e visitas virtuais aos locais dos aspectos plásticos e simbólicos:

– Das primeiras manifestações de religiosidade e delimitação do Sagrado pré-históricas;

– Da relação entre pontos naturais no território com a arte nas primeiras manifestações de religiosidade;

– Do primeiro templo Göbekli Tepe, com 12.000 anos, situado no que hoje é a Turquia;

– De um panorama das tradições das culturas mesopotâmicas e do planalto iraniano;

– Da produção arquitetônica e artística do Egito.

Assim teremos acesso ao manancial formal e simbólico, base da futura arte e arquitetura sacras ocidentais.

CRONOGRAMA DAS AULAS

10 de fevereiro – Quinta-feira
Aula 1 – Da Pré-história aos primeiros templos.

17 de fevereiro – Quinta-feira
Aula 2 – Do Planalto Iraniano às planícies do Nilo. O desenvolvimento dos templos e túmulos monumentais.

A QUEM SE DESTINA:
O conteúdo do curso destina-se ao público em geral que tem interesse em saber mais sobre a história da arte e arquitetura sacra. Serve também de subsídio para estudantes de arquitetura e artes plásticas, assim como aos profissionais de arquitetura e artistas que pretendam trabalhar com projeto de edifícios religiosos ou obras que estabeleçam reflexão sobre o Sagrado.

PROFESSOR:
César Augusto Sartorelli é arquiteto e urbanista, doutor pela FAU-USP, Mestre em Ciências da Religião pela PUCSP, com a dissertação ‘O espaço Sagrado e o Religioso na obra de Claudio Pastro’ (2005). Trabalhou com curadoria e gestão cultural no Brasil e no exterior desde 1985, em várias instituições: Museu da Cidade, Oca (Parque Ibiraquera), Oficina Cultural Oswald de Andrade, CCSP, Sesc, Sesi, Casa das Rosas e Museu Pecci (Itália). Participou do Primeiro Simpósio Teórico Prático Xamanismo Siberiano (1996) em Ulan Ude, República da Buriátia. É curador da “ Olhares Sobre o Sagrado Mostra Internacional de Cinema e Religião”, que teve 9 edições entre 2003 e 2013. Desde 2011 atua como docente regular em História da Arte, da Arquitetura e Urbanismo e Estética do Projeto na UNIP (Universidade Paulista). Uma de suas áreas de pesquisa são as relações simbólicas no projeto e história da arquitetura. É autor de “O espaço Sagrado e o religioso na obra de Claudio Pastro” (2013) e colaborou com o verbete “Artes Religiosas” no Compêndio de Ciência da Religião (2013). Publicou em 2019 pelo Sesc Edições o livro “Arquitetura de Exposições: Lina Bo Bardi e Gisela Magalhães”.

Datas: 10 e 17 de fevereiro de 2022
02 dias de aulas
Valor: R$ 90,00
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483

CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.