O diferencial do projeto “Expressões na Arte Sacra” é ter o Museu de Arte Sacra de São Paulo como referência principal na apresentação de temas iconográficos, na história da arte e arquitetura, associando-os a uma construção plástica na atividade prática que será desenvolvida individualmente por cada participante. Não se trata apenas de uma aula acerca de técnicas e materiais, embora estes sejam abordados na compreensão de como cada artefato foi concebido e executado, o foco é sempre a expressão individual, aproximando cada participante de um entendimento do significado e importância da herança do patrimônio artístico, e da ação educativa do espaço museal, preservando e disseminando a nossa memória histórico-cultural. A atividade se destina ao público em geral, não é necessária experiência prática de pintura para se inscrever no curso.

Oficina prática: manufatura da pintura de um baú relicário em madeira com tinta tempera na Técnica Bauernmalerei. A atividade é livre, com a orientação pela professora passo-a-passo sobre o uso dos materiais disponíveis e necessários para a atividade, iremos desenvolver exercícios para aprender a pintura de elementos florais, por isso não é necessária experiência ou prática em pintura para realização da atividade.

1º. Dia 26/10
Conteúdo teórico (das 10 às 12 horas): A história das relíquias (do Latim, reliquiae) e sua classificação enquanto objeto preservado para efeitos de veneração no âmbito de uma religião. O Relicário, do latim relicarium, significa o lugar dos restos, ou seja, das relíquias dos santos, que no cristianismo foi definido pelo Segundo Concílio de Niceia em 787 d.C. Na apresentação teórica serão abordados os tipos de relicários, em suas várias interpretações, e que apesar da função original tradicional de guardar as relíquias de um santo, ao longo do tempo passaram a serem utilizados como algo que se destine a guardar também imagens ou objetos valiosos e de proteção. Introdução ao “Bauernmalerei”, um estilo de pintura decorativa alemã, cujas origens remontam ao século XVII.

Oficina prática (das 13h às 15h): Introdução à composição e características dos materiais artísticos que serão utilizados na oficina e que estão inclusos no valor do curso. A importância do preparo das superfícies de pintura, com selamento e preparo da base do objeto, executada em duas etapas. Realização dos exercícios práticos propostos das pinceladas (com a dupla carga de tinta) na execução passo-a-passo de flores e folhas da Técnica Bauernmalerei.

2º. Dia 27/10
Oficina prática (das 10h às 15h): Construção da composição de pintura individual do baú relicário por cada participante com orientação na transferência dos modelos dos exercícios práticos propostos na primeira aula para a execução da pintura decorativa do baú relicário com a Técnica Bauernmalerei e orientação adicional sobre vernizes protetivos.
Materiais artísticos de uso comum inclusos no curso: base seladora e base preparadora de superfícies, tintas especiais em tempera de cores diversas, vernizes de acabamento, godê descartável, pano auxiliar, pinceis de apoio de uso comum, um pincel de fibra sintética de uso individual, um baú relicário de madeira para cada participante em peça customizada com até 15 cm de largura.


Docente
SILVANA BORGES
, Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é Especialista na área de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural, Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota), e no restauro arquitetônico de pinturas murais nos processos de prospecção arquitetônica estratigráfica, colorimetria e reintegração pictórica. Ministra cursos e palestras sobre restauro arquitetônico, iconografia, arte sacra, e oficinas de arte com apresentação do estudo iconográfico do objeto-tema associado à prática das metodologias de pintura tradicionais em tempera (caseína, ovo e cola animal). Como artista plástica desenvolve a exploração de técnicas e materiais em sua produção artística desde 1988 até os dias atuais. Suas pinturas estão publicadas em conceituados catálogos artísticos, e já receberam inúmeras premiações e troféus com participação em exposições e presentes em acervos de países como México, Itália, EUA, França, Espanha, Holanda, Hungria, Portugal e China. Com premiações também na área literária, é autora de contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, francês e alemão.

Cursos ministrados e pesquisas: https://borgessilvana.academia.edu/

Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/8855905584185083 


Cada participante deverá trazer um pincel redondo de filamento sintético: liner condor 422 no. 0, ou similar; e se preferir um avental para a realização da atividade, o restante do material artístico descrito está incluso no valor do curso.


Data: dias 26 e 27 de outubro
Horário: das 10h às 15h com intervalo para o almoço
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento no local: Rua Jorge Miranda, 43
Inscrições pelo site: http://www.ateliersilvanaborges.com
Informações: (11) 99988-5128
Valor: R$280,00 (à vista) ou parcelado em 2 x de R$150,00
Valor da inscrição para assistir apenas a apresentação teórica no dia 26/10 (sábado, das 10 às 12 horas). R$ 40,00.
VAGAS LIMITADAS

Compartilhar