SOBRE O CURSO LIVRE

O curso livre será realizado em seis aulas, sendo 5 aulas praticas e 1 aula teórica com carga horaria total de 44 horas.

Compreende-se como carnação uma das fases do processo de policromia, no qual é realizada a pintura dos corpos escultóricos em todas as suas variações de pele, cabelos, lábios, olhos, unhas, possíveis chagas, lagrimas, sangue. Para além a mesma técnica de pintura a óleo é aplicada nos elementos compositivos como roupas, acessórios, animais, base, marmorizados etc.

Tem-se como objetivo a prática da pintura de corpos escultóricos com técnica de pintura a óleo sobre gesso. Os alunos receberão esculturas em gesso em tamanhos diversos para a execução de uma imagem de Nossa Senhora branca, uma Nossa Senhora negra, um Jesus com chagas/sangue, um Menino Jesus, um São José idoso, nas quais serão realizadas as seguintes variações:

1. PELE: como pintar as variações de pele branca, morena e negra, quais são as implicações da cor nas unhas, lábios, rosados e sombras
  2. CABELOS: castanhos, negros, loiros e grisalhos, como sombrear as raízes, como fazer sobrancelhas e barbas de forma natural, como pintar fios soltos, como fazer a passagem entre pele e cabelos
  3. OLHOS: variações de azuis, verdes e castanhos, como executar lágrimas em alto relevo, como vitrificar os olhos pintados, qual a relação do olhar com a iconografia
  4. IDADES: pintura de imagens adultas, criança e idoso e suas implicações em marcações e tonalidades
  5. SANGUE E CHAGAS: realização de sangue em alto relevo em diversas técnicas
  6. PANEJAMENTO: como pintar as vestes a óleo sem marcas de pincel, realização de sombreados, luzes e patinas
  7. DOURAMENTO LOCALIZADO: como fazer decorações em ouro sobre pintura em técnica a óleo mixtion

Dentre as práticas de pintura, incluem-se técnicas italianas de amanitura, imprimitura, veladuras, verdaccio e douramento localizado a óleo.

No ultimo dia, tem-se uma aula teórica de iconografia e mariologia, com visita guiada ao Museu de Arte Sacra de São Paulo.

POR QUEM?

Ana Rocha Tropia é natural de Mariana, MG, arquiteta pelas Universidades Federal de Ouro Preto e Tecnica de Lisboa. Trabalha como policromista de Arte Sacra desde 2003, com atelier aberto em Ouro Preto até 2018. É iconógrafa e mariologa, mestre em Arte Sacra pela Escola de Arte Sacra de Florença, na Itália onde vive desde 2019.

Paralelamente às atividades de pintura realiza atividades de docência desde 2016, com cursos online e presenciais. Atualmente é professora regular de Douramento e Pintura de Escultura na Escola de Arte Sacra de Florença.

Veja mais em: www.atelieranatropia.com

Siga no instagram: @atelieranatropia

PARA QUEM?

O curso é livre para todos os inscritos maiores de 18 anos. Não prevê formação ou experiencia anterior. Não possui vínculo com técnicas de restauro. É indicado sobretudo para artistas plásticos, artesão, restauradores, historiadores, escultores, apreciadores de arte sacra em geral.

ONDE?

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, localizado no endereço Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP, 01102-000, Brasil.

Estacionamento gratuito! Rua Jorge Miranda, 43 – Luz

QUANDO?

29 DE MAIO A 03 DE JUNHO DE 2023, das 09:00 horas as 17:00 horas.

QUANTO?
2.600,00 reais para pagamentos a vista no PIX

OPÇÕES DE PARCELAMENTO:
2.800,00 parcelados em depósito bancário ou pix,
R$ 600,00 no ato da matrícula
e o restante em uma ou mais parceladas quitando o curso até 10/05/2023

2.800,00 parcelados em cartão de crédito,
R$ 600,00 no ato da matrícula
e o restante parcelado em até 4 vezes pelo PAYPAL sem taxas adicionais

PRECISO COMPRAR ALGO?

Todo material de pintura incluso! Cada aluno deve levar material pessoal para anotação e avental.

RECEBO CERTIFICADO?

Sim! Com a conclusão das aulas o aluno recebe certificado emitido pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo

BONUS!!! PREPARAÇÃO ONLINE GRÁTIS

É previsto o acesso ao curso online de desenho e pintura de florais barrocos, como parte da preparação para o curso prático. O acesso as aulas online é totalmente gratuito e se dará a partir da matrícula até o fim do curso presencial. Estas aulas não são obrigatórias para quem não sentir necessidade.

Confira conteúdo em>   https://www.atelieranatropia.com/curso-online-florais

COMO ME INSCREVO?

Envie um email para contato@atelieranatropia.com e recebera todas as informações e contrato de matrícula.

As inscrições serão encerradas ao atingir número máximo de 15 vagas.