O curso será realizado em seis aulas, sendo 5 aulas práticas e 1 aula teórica com carga horária total de 44 horas.
O curso tem como objetivo a prática da pintura de corpos escultóricos com técnica de pintura a óleo tradicionais na Policromia. Os alunos receberão diferentes esculturas em gesso para praticar a pintura de diferentes peles, olhos, cabelos e idades realizando uma carnação realista.
Dentre as práticas de pintura, incluem-se técnicas de amanitura, imprimitura, veladuras, mezzo tono e verdaccio, características da pintura a óleo tradicional italiana.
No último dia, tem-se uma aula teórica de iconografia e mariologia, com visita guiada ao Museu de Arte Sacra de São Paulo.
1. PELE: como pintar as variações de pele branca, morena e negra, quais são as implicações da cor nas unhas, lábios, rubores e sombras, como pintar veias
2. CABELOS: castanhos, negros, loiros e grisalhos, como sombrear as raízes, como fazer sobrancelhas e barbas de forma natural, como pintar fios soltos, como fazer a transição entre pele e cabelos
3. OLHOS: variações de azuis, verdes e castanhos, como executar lágrimas em alto relevo, como vitrificar os olhos pintados, como pintar sobrancelhas, qual a relação do olhar com a iconografia
4. IDADES: pintura de imagens em diferentes idades e suas implicações em detalhes e tonalidades
5. SANGUE E CHAGAS: realização de sangue em baixo e alto relevo em diversas técnicas, realização de “falsos rubis”
6. PANEJAMENTO: como pintar as vestes a óleo sem marcas de pincel, realização de sombreados, luzes e patinas típicos da arte sacra do século XIX
POR QUEM?
Ana Rocha Tropia é professora de douramento e pintura de escultura na Escola de Arte Sacra de Florença, Itália, onde vive desde 2019. Trabalha como policromista de Arte Sacra desde 2003 com atelier próprio.
Natural de Mariana, MG, é arquiteta pelas Universidades Federal de Ouro Preto e Tecnica de Lisboa.. É iconógrafa e mariologa, mestre em Arte Sacra pela Universidade de Florença.
Veja mais em: www.atelieranatropia.com
Siga no instagram: @anarocha.art
PARA QUEM?
O curso é livre para maiores de 18 anos. Não prevê formação ou experiencia anterior. Não possui vínculo com técnicas de restauro. É indicado sobretudo para artistas plásticos, artesãos, restauradores, historiadores, escultores, pintores, apreciadores de arte sacra em geral.
ONDE?
Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, localizado no endereço Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP, 01102-000, Brasil.
Estacionamento gratuito! Rua Jorge Miranda, 43 – Luz
QUANDO?
8 a 13 de abril de 2024, das 09:00 horas as 17:00 horas.
QUANTO?
2.700,00 reais, parcelável em até 3 vezes no PIX ou 5 vezes no cartão de crédito.
PRECISO COMPRAR ALGO?
Todo material de pintura incluso! Cada aluno deve levar material pessoal para anotação e avental.
RECEBO CERTIFICADO?
Sim! Com a conclusão das aulas o aluno recebe certificado emitido pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo
BONUS!!!
PREPARAÇÃO ONLINE GRÁTIS
É previsto o acesso ao curso online de introdução à pintura a óleo como preparação ao curso prático. O acesso as aulas online são totalmente gratuito por 60 dias e inicia um mês antes das aulas presenciais.
MENTORIA DE SEIS MESES
O curso prevê acompanhamento de mentoria tira-dúvidas durante um semestre após sua finalização!
DESCONTO EXCLUSIVO EM MATERIAIS
Os alunos receberão cupons de desconto exclusivo para compra de material artístico como pigmentos, esculturas de gesso, folhas de ouro, vernizes e tintas.
DESCONTO EM HOSPEDAGEM
10% de desconto em hotel conveniado a 5 minuto do Museu!
SORTEIO DE MATERIAIS
Durante o curso serão sorteados kits de materiais artísticos importados e nacionais, bem como livros de arte sacra.
COMO ME INSCREVO?
Envie um e-mail para contato@atelieranatropia.com com os seguintes dados:
Nome completo / CPF / Telefone / Curso pretendido
Vagas limitadas.