MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo)

OBJETIVO
O presente curso pretende apresentar as diversas manifestações de arte tumular em seus aspectos especificamente escultóricos, com ênfase na cronologia ocidental. Para tanto, possui como metodologia a análise e a reflexão das produções imagéticas, em seus aspectos materiais e iconográficos, permitindo, desta forma, a reconstrução de um percurso particular especialmente importante para a História da Arte ocidental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Apresentar o conceito de arte tumular, e compreendê-lo como uma produção inserida em um contexto histórico;
– Analisar a arte tumular em suas diversas iconografias e simbolismos, observando suas particularidades arquitetônicas e escultóricas;
– Refletir sobre o objetivo artístico de forma interdisciplinar, utilizando a Sociologia, a Antropologia, a Filosofia e demais áreas;
– Compreender a arte tumular como um componente cultural.

04 de novembro de 2022
AULA 1:   os materiais da arte tumular, ontem e hoje

11 de novembro de 2022
AULA 2:  Estatuária cemiterial: histórico e tipologia

18 de novembro de 2022
AULA 3: Simbologia na escultura tumular: estudos de caso

25 de novembro de 2022
AULA 4: Simbologia na escultura tumular: estudos de caso

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce
 é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

PÚBLICO
O conteúdo do presente curso está voltado para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a imagem em suas atividades, bem como interessados em geral.

Período: 04, 11, 18 e 25 de novembro de 2022 (sextas-feiras)
Horário:  Das 16 às 18 horas
Valor
: R$ 200,00 à vista
Carga horária: 08 horas
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br

CERTIFICADO
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom

Compartilhar