O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

Objetivo geral
Compreender a estrutura formal das lendas medievais e analisar seus conteúdos, à luz do pensamento contemporâneo, buscando relações producentes

– Identificar os elementos próprios de uma lenda medieval.
– Analisar os elementos constitutivos de uma lenda medieval.
– Comparar os temas desenvolvidos nas lendas medievais com situações cotidianas da atualidade;
– Identificar elementos moralizadores e moralizantes nas lendas medievais.
– Relacionar lendas medievais a situações específicas da realidade cotidiana.

Ementa

Este curso, em quatro encontros, propõe-se a lançar um olhar inovador para a Idade Média através do estudo de algumas de suas lendas e da sua relação destas com o pensamento contemporâneo. Deseja-se identificar os principais elementos composicionais das lendas medievais a partir dos eixos tempo(s), espaço(s), personagens, herói, anti-herói, objeto mágico.
A constante comparação com os tempos atuais reforça a continuidade histórica no processo de construção do(s) mundo(s) social e politicamente construídos. como espaço(s) em que os seres humanos desejam a experiência da felicidade.

29 de março de 2022
aula 1: Lendas para compreender a realidade
As lendas relacionam-se de diversos modos com a realidade, de onde se originam. Elas surgem, muitas vezes, para solucionar questionamentos essenciais do ser humano e organizar as sociedades. No percurso que estabelecem com as coletividades de que surgem e onde constroem sentido, atualizam e polemizam sentidos e identidades.
– POR QUE PRECISAMOS DE LENDAS E OUTRAS NARRATIVAS DO FANTÁSTICO E DO MARAVILHOSO?
– mito, lenda, conto – semelhanças e diferenças
– O QUE DEFINE UMA LENDA?
– A EXPERIÊNCIA DE QUEM CONTA A LENDA
– A Lenda da lampreia dourada

05 de abril de 2022
Aula 2: Entre a realidade e a trans-realidade
A Idade Média não considerava as fronteiras entre o real e o sobrenatural. Tudo é realidade na construção de uma identidade que se forja na necessidade de (sobre)viver e compreender-se. O Sagrado e o profano são dois lados de uma mesma verdade que nos indaga sobre a nossa própria complexidade.
– SER HUMANO NA IDADE MÉDIA – ENTRE A REALIDADE E A TRANS-REALIDADE
– TEMPO(S) E ESPAÇO(S) NA LENDA MEDIEVAL.
– O SAGRADO E O PROFANO NA LENDA MEDIEVAL
– LENDAS DE SANTOS E MALDITOS
– A REALIDADE E A TRANS-REALIDADE NO COTIDIANO ATUAL

12 de abril de 2022
aula 3: A construção do herói
As personagens protagonistas ocupam o centro de toda narrativa, especialmente, as lendárias. Elas justificam a sua existência e formam a ponte entre o mundo natural e o sobrenatural. Os heróis e os magos medievais ainda habitam o nosso mundo secularizado e hiperapressado. Isso porque os problemas a que eles se propõem resolver ainda persistem em nos atormentar.
– SER HUMANO NA IDADE MÉDIA – A TRANSFORMAÇÃO DAS NARRATIVAS
– A HEROICIDADE MEDIEVAL
– A CONSTRUÇÃO DO HERÓI LENDÁRIO
– LENDAS DE MAGOS E HERÓIS
– EM BUSCA DO TEMPO MÁGICO PERDIDO

19 de abril de 2022
aula 4: Buscas lendárias por si mesmo
Além do herói, uma lenda faz uso, muitas vezes, de um objeto mágico ou sagrado que orienta suas passagens. Seja a Excalibur, um pedaço de carvão ou uma relíquia sagrada elas alimentam a fantasia e a necessidade estética de nos relacionarmos com o transcendente.
– SER HUMANO NA IDADE MÉDIA – SENTIR-SE COMPLETO EM MOVIMENTOS EXOFÓRICOS
– O OBJETO SAGRADO
– A BUSCA CONSTANTE PELA FELICIDADE
– LENDA DA MELUSINA
– LENDAS DE RELÍQUIAS SAGRADAS
– REFLEXÕES SOBRE A IDADE MÉDIA E A CONTEMPORANEIDADE

PÚBLICO ALVO/ ESCOLARIDADE

O conteúdo oferece embasamento para estudantes de Artes, Filosofia, História, Letras, Linguística, Pedagogia, Psicologia, Design, Teologia e demais pessoas que desejem analisar o tema da Arte como linguagem e desenvolver estratégias para a sua compreensão.

SOBRE O DOCENTE

O Prof. Dr. José Luís Landeira é professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo, formado em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Universidade de Coimbra, mestre em Filologia e Língua Portuguesa (USP) e doutor em Linguagem e Educação (USP), é pós doutor em “Materialidades da Literatura” pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Sua pesquisa incide sobre as relações entre a história da Arte (e da Literatura) e a Contemporaneidade; a Linguagem Artística e a Transcendência.

Período:  29 de março, 05, 12 e 19 de abril de 2022 (terças-feiras)
Horário:  Das 17 às 19 horas
: R$ 170,00 à vista
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br

Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.