O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, dando sequencia às mostras comemorativas do seu Jubileu de Ouro a ser completado em Junho de 2020, exibe “…e passa a procissão”, um conjunto de fotos de seu acervo que constituem uma releitura da mostra “Andores, Opas e Anjos: Passa a Procissão”, de 1985, realizada pelo então diretor Pe. Godinho.

Os fotógrafos Juca Mertins, Miguel Chikaoka, Adenor Godim, Rosa Gauditano, Penna Prearo, Aristides Alves, Eduardo Simões, Claudio Versiani e Ricardo Malta registraram demonstrações de fé, na data, em locais plurais como Juazeiro, Belém, São Luiz do Paraitinga, Itapevi, Cachoeira, Serro, Ouro Preto e Monte Santo, no período entre 1975 e 1984.

De acordo com o curador da primeira exposição, “A primeira referência a procissão no Brasil data do século XVI, numa carta de Pe. Manoel da Nóbrega. Seu objetivo catequético é evidente, já que tais cerimônias procuravam suscitar e afervorar o sentimento religioso do silvícola, recentemente conquistado à fé católica. São Paulo não passava de um pequeno núcleo populacional, em 1585, e o Pe. Fernão cardim nos fala do hábito que se tornará tradição na cultura religiosa brasileira: “…fomos em procissão até a Igreja com uma dança de homens de espadas e outra dos meninos da escola, todos iam dizendo seus ditos às santas relíquias”. Essas tradições lamentavelmente encontram-se em vias de desaparecimento. A sociedade de massas, a tecnologia, o fundo apelo popular aos meios eletrônicos de comunicação e o próprio esvaziamento do sentimento religioso, talvez hoje mais interiorizado, e menos dado a demonstrações públicas, tudo isso constitui ameaça eminente à permanência dessas tradições e de seu sabor provinciano”.

Um resgate da história de São Paulo e demonstrações de fé, são exibidos em 34 imagens de diversos fotógrafos.


Exposição: “…e passa a procissão”
Curadoria: Beatriz Cruz
Abertura: 17 de agosto de 2019, sábado, às 11h
Período:
18 de agosto a 05 de outubro de 2019 Prorrogada até 30 de novembro de 2019
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (estação Tiradentes do Metrô)
Tel.: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas
Horários: De terça-feira a domingo, das 9 às 17h | Presépio Napolitano: das 10 às 11h, e das 14h às 15h
Ingresso: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (Meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem – mediante comprovação) | Grátis aos sábados
Número de obras: 34
Técnica: fotografia
Dimensões: Variadas


Imprensa:


Museu de Arte Sacra de São Paulo
Silvia Balady – silvia@balady.com.br / Zeca Florentino – zeca@balady.com.br
Tel.: (11) 3814-3382

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – Assessoria de imprensa
Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Compartilhar