•Aprenda a técnica secular, dos mestres douradores e policromadores.
•Criar esplêndidas decorações sobre figuras e relevos, sobre madeiras, argilas e estuques.
•Está técnica tradicional, tem perdurado durante séculos nas obras mais prestigiosas, como retábulos, esculturas, mobiliários, etc.
•Se você gosta de formar parte das tradições, talhas douradas e policromadas, palácios decorados, móveis antigos, descobrir como encher de luz e vivacidade cada cantinho, você pode entrar com tudo no mundo do dourado e policromias.
OBJETIVOS:
•Conhecer e compreender a natureza e nobreza de tudo os materiais utilizada por nossos antepassados.
•Conhecer outros recursos, menos complexo de douração.
• Técnica de Dourado para interperie e suportes não transpirables, como resinas, ferros, metais e vidros.
•Aprender a adaptar materiais nos nossos dias e como conseguir no Brasil, sem custos elevados.
• Conhecer as ferramentas necessárias e dicas para elaboração de algumas ferramentas de forma caseira.
•Conhecer os suportes transpiráveis, onde pode ser aplicada está técnica.
•Elaboração passo a passo da DOURAÇAO a base da água com folhas de Ouro 22kts.
*Inclui:
-Encolagem
-Estucar
-Desestucar
-Embolar
-Aplicação das folhas de ouro
-Brunhir com pedras de Ágata.
•TÉCNICA DECORATIVAS nas folhas de Ouro autêntica e falsas, e folhas de prata.
-Esgrafiado.
-Cincelado. (punção)
-Barbotina. ( alto relevo)
• POLICROMIAS e IMITAÇÕES:
-Marmorizado
-Pedras
-Carnação
-Impermeabilização
-Veladuras
SUPORTES:
• Madeira
• Argila
• Gesso
• Resina
• Metais
• Vidros
• Pedras
CONHECER AS FERRAMENTAS
• Pomazon
• Pedras de Ágata
• Polonesa
• Aplacador
• Faca de dourador
• Palitos de esgrafiar
• Pinceis adequados
• Ferrinhos de cinzelar.
REFERENTE AOS MATERIAIS:
Todos os materiais sãos:
Nobres e idênticas usada por nossos antepassados
Produtos orgânicos, transpirable e que perdure no tempo, adaptado à nossa realidade:
• Colas orgânicas
• Estuques.
• Bolos
• Folhas de ouro autênticas
• Pigmentos naturais
• Ovos.
NO COMEÇO DO CURSO:
• Você vai ter todos os materiais e ferramentas necessárias para desenvolver o trabalho.
• Alguns materiais de uso individual que você precisa trazer:
-Luvas de sua preferência (vinílicas, nitrilicas ou latex) adaptada a sua medida.
-1 lápis HB, ou da sua preferência, que tenha o grafite duro, firme, pois será usado para transpassar desenhos .
-Apontador (comum)
-Borracha (comum)
-Caderno e caneta.
-Creme pessoal para roustro.
-Pano de limpeza alvejado (tipo bolsa) 3 unidades.
-Bata branca.
-Trazer roupas e calçados adequados para trabalhar.
•NO FINAL DO CURSO
você levará para casa:
– Uma peça com o processo completo de douraçao. (Folha de ouro autêntica)
– Uma peça com Esgrafiado (técnica com ovo caipira e pigmentos naturais)
– Uma peça com imitação a marmole. ( Brunhindo os pigmentos com cola
orgânica).
PÚBLICOS:
• Artesãos
• Restauradores
• Arquitetos
• Decoradores
• Estudiantes.
• Geral pessoas com interesse no assunto.
Participação 100% para obter o certificado.
DOCENTE:
Bethania Villalba
Se licenció en Derecho, por la Universidad Nacional de Asuncion, en 1998.
Se licenció en Bellas Artes, en la
Universidad Complutense de Madrid, en 2003.
*Desde 2004 exerce su labor en el Barco.
Empresa sub- contrata de Patrimonio Nacional de España.
Obras executadas:
• Palácio Real de Madrid
2004
• Congreso de los Diputados -2004
• Presidência de Gobierno
2004.
•Monastério de San Lorenzo de El Escorial.
2005/06/09/10/11
• Real Colegiata de lá Granja- 205/06/07
• Museo de Carruajes
2007/08/09
• Palácio Real de Aranjuez
2007/08
• Casa Museo Lope de Vega – 2010/11
*Desde 2004 colaboradora junto con Jose Manuel Bajo Fernandez, de la fundacion Trebol, dando clases, a los disminuidos psíquicos, sin ningun fin lucrativos.
*En 2008 fué ganhadora junto con los Arquitetos Ignácio Vicents, e Ramos, al mejor diseño de Iglesia, por la prestigiosa revista alemana WALLPAPER.
*En 2011 Residió en Londres durante 8 meses, de la mano de Embajada de España en Londres, para preparar la exposicion de Arte Española.
*Desde 2012- 2015 reside en Brasil,
Impartiendo, cursos, talheres y seminários, al resgate dos oficios antigos.
Data e Carga Horária:
Primeira turma:
• Sexta,15 de Fevereiro – das 13hs a 18hs.
• Sábado, 16 de Fevereiro – das 9 às 19hs
• Domingo, 17 de Fevereiro – das 9 às 19hs
Intervalo de 1hora para almoço.
Carga horária – 24 horas
Vagas – 20 alunos
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito – Rua Jorge Miranda, 43 – sujeito à lotação
INVESTIMENTO
R$ 350.00 (no ato da matrícula)
R$ 400.00 (até dia 12 de fevereiro)
R$ 750.00 (total)
Inscrições e informações:
bethania-villalba@hotmail.com
32-988873-2871 (Whatsap)
Segunda turma:
De segunda a sexta
Os dias 18 de fevereiro a 22 de fevereiro
De 8hs as 17hs (intervalo de 1hora para almoço)
40 horas
Vagas – 20 alunos
INVESTIMENTO
R$ 450.00 (no ato da matrícula)
R$ 500.00 (Até dia 08 de Fevereiro)
R$ 950.00 (total)
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito – Rua Jorge Miranda, 43 – sujeito à lotação
Inscrições e informações:
bethania-villalba@hotmail.com
32-98873-2871 (WhatsApp)