O Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a Associação Pro Divino e Diocese de Mogi das Cruzes apresenta a exposição “Cultura e Devoção: a festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes“.

A exposição será inaugurada no dia 03 de fevereiro às 11h00 em conjunto com a celebração da Festa do Divino no MAS. A abertura da exposição terá a presença do bispo diocesano de Mogi, Dom Pedro Luiz Stringhini.

Os Festeiros e Capitães de Mastro de 2024, respectivamente, Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego e os Capitães de Mastro Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos contam com a participação do público em geral e reforçam o convite.

O tema da festa deste ano “Divino Espírito Santo, derramai em nossos corações o dom da Misericórdia” dará o tom para a ação cultural, sob a realização do MAS-SP, em parceria com a Diocese de Mogi das Cruzes.

No dia, quem for ao evento vai poder conferir algumas atividades especiais da Festa do Divino, que neste ano completará 411 anos de fé e tradição. A área externa do MAS – SP receberá um Subimpério do Divino; o grupo folclórico Batalhão de Nossa Senhora Aparecida, Rezadeiras, devotos e Festeiros e Capitães de Mastro. O dia terá o levantamento do Mastro e distribuição da bebida rosa-sol, típica da festividade.

O culto ao Divino é uma festa de fé do povo brasileiro. A Santíssima Trindade é formada pelas figuras do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Espírito Santo já foi representado como um sopro, uma pequena chama, um órgão e até mesmo como uma figura feminina em algumas seitas. No Novo Testamento Ele aparece como uma pomba que desce na hora do batismo de Jesus.

flyer

Exposição: “Cultura e Devoção: a festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes
Abertura: 03 de fevereiro – sábado – 11h
Período: de 03 de fevereiro de 2024 a 17 de março de 2024
Local: Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes
Endereço: Av. Tiradentes – Luz , São Paulo
Museu de Arte Sacra de São Paulo || MAS.SP
Tel.: 11 3326-3336
Horários: De terça-feira a domingo, das 09 às 17h (entrada permitida até as 16h30)
Ingresso: grátis para usuários do Metrô

PROGRAMAÇÃO 03/02/2024
– 9h início da festa – boas-vindas aos visitantes
– 10h Cortejo
– Entrada das Bandeiras do Divino Espírito Santo, Grupo Folclórico, Rezadeiras com o   estandarte e devotos cantando até o pé do Mastro.
– Benção das Bandeiras dos Festeiros e dos Devotos, pelo Bispo/Padre
– Benção e Levantamento do Mastro.
– 11h Abertura da Exposição
– 14h00 Apresentação do Grupo Folclórico Batalhão de Nossa Senhora Aparecida