FORMATO:
PRESENCIAL

Objetivo Geral:
Introduzir os participantes ao conceito de patrimônio e de Zeladoria do Patrimônio Cultural,
reconhecendo-se a força e as potencialidades do Mosteira da Luz, desvendando o universo
das técnicas construtivas nele empregadas e conhecimentos ancestrais que foram se
perdendo ao longo do desenvolvimento de novas técnicas de construção. Nesse
aprendizado orgânico, falaremos sobre as técnicas vernaculares, assunto importante para
debater a sustentabilidade e sobre o papel das construções e do humano nas cidades, no
contexto das emergências climáticas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentar o conceito de patrimônio e de Zeladoria do Patrimônio Cultural;
Contextualizar o Mosteiro da Luz: sua história, sua arquitetura e seu papel na cidade
contemporânea de São Paulo;
Mostrar os materiais que foram usados para construção do Mosteiro da Luz, seus saberes e
fazeres, suas técnicas de confecção, montagens e formas de preservar os mesmos através
de ações manutentivas no espaço-tempo;
Realizar discussões acerca da arquitetura vernacular, sustentabilidade e o lugar do
patrimônio na cidade como catalisador de ensinamentos, culturas, visibilidade dos
apagamentos e empoderamento.

CONTEÚDO:

08 de maio de 2025
AULA 1 – Sensibilização: Construindo o Patrimônio. Neste encontro, veremos a história
do Mosteiro da Luz, sede do Museu de Arte Sacra de São Paulo, o papel do patrimônio na
cidade contemporânea e a Zeladoria do Patrimônio Cultural como forma de perpetuar a
história da cidade, que conta a versão dos vencedores, e trazer à tona outras versões.

15 de maio de 2025
AULA 2 – Materiais: A terra no patrimônio. Nesta ocasião, vislumbramos o mundo da
terra que sustenta e da terra que produz a Taipa de Mão, Taipa de Pilão e Adobe, técnicas
construtivas que foram utilizadas para construir o Mosteiro da Luz e que podem ser
vivenciadas e perpetuadas até os dias atuais.

22 de maio de 2025
AULA 3 – Materiais: A argamassa no patrimônio. Nesta aula entenderemos o princípio
dos minerais a partir das pedras como consolidadores da construção, através dos alicerces,
mas também como um material livre que pode ser usado de forma leve na composição de
altares e ornamentos. Assim, a partir do mundo dos minérios vamos estudar a Cal como
protagonista de um dos materiais, e técnica vernacular, mais encontrados nas edificações
patrimoniais: argamassa de cal.

29 de maio de 2025
AULA 4 – Materiais: A madeira no patrimônio. Na última agenda, apresentaremos a
madeira e suas diversas faces. Material utilizado há séculos, encontra-se no Mosteiro e no
Museu interligado a terra, pedra e argamassa. Do mundo natural ao cultural, entenderemos
a sua importância, seus usos e proteções. Estruturas, forros, pisos, janelas, portas, nos
detalhes mais minuciosos de uma construção, no acervo.

A quem se destina:
O curso se destina a qualquer pessoa interessada em dialogar e aprender sobre patrimônio,
Zeladoria do Patrimônio Cultural e técnicas construtivas. Desde visitantes do museu e
estudantes até profissionais formados na área.

Professor:
Antonio Luís Ramos Sarasá Martin

Conservador Restaurador, idealizador e coordenador da Zeladoria do Patrimônio Cultural.
Membro da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais
(ABRACOR) e da Associação Paulista de Conservadores e Restauradores (APCR), onde
participou da elaboração do Código de Ética do Conservador Restaurador. Atua nas áreas
de consultoria, projetos, intervenções de conservação e restauração em bens móveis e
imóveis, educação patrimonial e pesquisa no Estúdio Sarasá. Técnico em química e
bioquímica.
Em 1989, graduou-se em Administração de Empresas na Universidade São Marcos e, em
1999, assume a coordenação técnica da empresa Sarasá. Aprendiz de seu pai, Gerardo
Martin Sarasá, referência na produção artística, nos ofícios de azulejaria e vitrais
Sócio-gerente do Atelier Artístico Sarasá de 1987 a 2001, ano que funda o Estúdio Sarasá
Conservação e Restauração, empresa especializada em conservação e restauro do
Patrimônio Histórico Cultural e que até hoje capitaneia. Integra grupo de estudos com
profissionais da área da preservação para discussão sobre metodologias à conservação e
restauração do Patrimônio Histórico e é responsável pela interface entre órgãos de
preservação e o Estúdio Sarasá. Curso de Extensão Universitária na modalidade de
Difusão: Oficina: Elementos para conservação de metais contemporâneos, na Universidade
de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea, 2019. Diretor executivo e representante legal
do Instituto Sarasá de Arte, Cultura e Cidadania – ISACC.

Período: 8, 15, 22 e 29 de Maio. As oficinas serão realizadas todas as quintas feiras de
Maio.
Aulas: 09h00 às 12h00
Carga horária: 12 horas
Valor: gratuito
Inscrições: até 15 minutos antes na bilheteria do Museu de Arte Sacra
Informações: gestaozeladoria@estudiosarasa.com.br
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso, o participante receberá o certificado.

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