O curso livre “Conservação, Acondicionamento e pequenos Reparos em Fotografias”, aborda inicialmente a história da fotografia e inclui conteúdos práticos e teóricos voltados à conservação, higienização, acondicionamento e pequenos restauros em fotografias históricas, familiares e artísticas. A proposta atende tanto a profissionais da cultura quanto aos interessados em preservar seus próprios acervos.

OBJETIVO:
A proposta do curso é introduzir o participante na área de conservação preventiva de fotografias, com base em boas práticas, ética profissional e conhecimento dos materiais e suportes fotográficos. O participante terá orientações sobre o desenvolvimento de ações práticas de Conservação e Preservação de conjuntos fotográficos históricos e contemporâneos.

METODOLOGIA DE ENSINO:
– Aulas teóricas com exposições dialogadas e demonstrações técnicas.
– Aulas práticas supervisionadas com aplicação direta das técnicas apresentadas.
– Oficina de confecção de embalagens e aplicação de técnicas de restauro em fotografias danificadas.
– Exercícios de documentação fotográfica e elaboração de ficha de diagnóstico.

PÚBLICO ALVO:
Estudantes, interessados e profissionais de museologia, conservação e restauro, fotografia, artes visuais, biblioteconomia, arquivologia e demais interessados na história da imagem e na preservação de acervos fotográficos particulares ou institucionais.

Sem exigências específicas.

CRITÉRIO DE SELEÇÃO:
– Documento de identidade (RG)
– CPF
– Comprovante de residência

LOCAL DO CURSO:
Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS
Rua Jorge Miranda, 43 – Luz
DATA: Dias 24 e 25 de maio
HORÁRIO: Das 9h às 18h (com 1h de intervalo para o almoço)
CARGA HORÁRIA: 16 horas
PREVISÃO DE INÍCIO: maio/2025

PROGRAMA:

Programa


SOBRE A PROFESSORA
MESTRA MARLI MARCONDES
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista – UNESP e  mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes–UNICAMP. Especialista em conservação de documentos fotográficos sob orientação do CCPF-FUNARTE/RJ. Possui especialização em “Análise e Perícia em Obra de Arte” pela  Escola Templo da Arte, SP. Especialização em restauro de tela pelo Istituto per l´artes e il restauro Palazzo Spinelli– Firenze-Itália, 2018. Extensão em restauro de pintura sobre cavalete pelo Museu de Arte Sacra- MAS- SP (2019). Coordenou o Laboratório de Conservação e Preservação de Fotografias do Centro de Memória-Unicamp entre 1997 e 2019.  Atualmente trabalha na organização do acervo documental do Projeto Afro-Memória – Arquivo Edgard Leuenroth-AEL/UNICAMP. É vice-presidente do Centro de Ciências, Letras e Artes-CCLA-Campinas-SP onde atua também como curadora/restauradora da Pinacoteca/CCLA. É membro do CONDEPACC – Campinas.

VALOR DO CURSO:
Quinhentos e dez Reais – R$ 510,00 (com desconto para ex-alunos do NAR – Núcleo de Artes, Conservação e Restauração).

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS INCLUÍDOS:
– Durante o curso, os participantes terão acesso a uma variedade de materiais e recursos necessários para as atividades práticas, todos inclusos no curso:
– Papéis diversos para conservação
– Colas e adesivos específicos Fitas adesivas, tesouras, bisturis, réguas e trenas
– Insumos utilizados nos processos de higienização, estabilização e pequenos reparos de fotografias em suporte físico.

CERTIFICAÇÃO DO CURSO:
Certificado de Curso Livre com carga horária de 16 horas, emitido pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo. Será enviado por e-mail.

INSCRIÇÃO E DEMAIS INFORMAÇÕES:
Email: nar.contato@gmail.com –  Marcele Simões.
WhatsApp: (21) 991350800

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
LAVÉDRINE. Bertrand. Photographs of the past – Process and Preservation. Los Angeles-USA: The Getty Conservation Institute, 2009.
MOSCIARO, Clara. Diagnóstico de Conservação em Coleções Fotográficas. Cadernos Técnicos No. 6. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.
NORRIS, Debra H.; GUTIERREZ, Jennifer J. (Org.). Issues in the Conservation of Photographs. Los Angeles-USA: The Getty Conservation Institute, 2010.
OLIVEIRA, João Sócrates de. “ Manual Prático de Preservação Fotográfica”. In: Revista de Museologia, Ano 1, No. 1, São Paulo: Instituto de Museologia de São Paulo/FESP, 1989.
PAVÃO, Luís. Conservação de coleções de fotografia. Lisboa: Dinalivro, 1997.
SCHISLER, Millard. Preservação de Fotografias Nato-digitais. Cadernos Técnicos de Conservação Fotográfica V ol .9 . Rio de Janeiro: FIUNARTE, 2023.
Compartilhar