MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

EMENTA
Nascido sob o signo de Leão, ele era o protótipo do leonino. Sua aparência e seu temperamento traziam a marca do predador. Consta que falava apressadamente e que caminhava com passos enérgicos. Alguns atestam até sua cabeleira parda, e que seus dentes eram afiados como os de um felino. Oriundo da Macedônia, este rei quase adolescente ousou transbordar os confins de seu pequeno e periférico reino. A história nunca mais seria a mesma: em apenas dez anos, ele logrou criar um império colossal cujo território ia desde o Mar Egeu e o Egito até a Índia. Alexandre Magno se tornou modelo para uma legião de aventureiros, generais e estadistas – de César a Constantino, de Mehmet II a Napoleão, de Marco Polo a John F. Kennedy.

04 de julho de 2023
Macedônia, entre a Civilização Helênica e os Bálcãs 
Geografia da Península Grega, um mosaico de ilhas e de montanhas. Macedônia, terra de conquista. Uma corte provinciana e rica atrai as elites helênicas de Atenas, Éfeso e Heliópolis. Poder tribal e cosmopolitismo no reino de Felipe.

11 de julho de 2023
A Modelagem do Herói 
Três fontes de inspiração: Aquiles, o ídolo; Aristóteles, o mestre; Ciro, o paradigma político. Novos tempos: ocaso da pólis, aurora da realeza. Os gregos e… um rei “para chamar de seu”.

18 de julho de 2023
Pérsia, uma superpotência devorada pelas bordas 
Dardanelos, cabeça de ponte para a Ásia. A conquista da Pérsia em três etapas. Os macedônicos e a arte da guerra: a falange. Alexandre e Dario III, dois soberanos em confronto. O invasor no coração do império. Passagem de poder, matrimônios de corte e acomodações dinásticas. Alexandre se “persianiza” e forja uma nova civilização: o mundo helênico se transforma em helenístico. 

25 de julho de 2023
“Alexandre”, modos de usar 
De homem a lenda. Bustos, túmulos, mosaicos cunharam uma imagem que não cessará de ser remodelada no tempo: Alexandre o grande, o maldito, o herói civilizador, o libertário, o astro de cinema, o ícone gay, o ídolo da extrema direita.

PROFESSOR
Plinio Freire Gomes, 
É autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Mestre em história pela USP, viveu durante dez anos em Florença, estudando o Renascimento; e seis no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Realiza aulas on-line versando sobre a história dos Impérios e das relações entre Ocidente e Oriente. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna, Instituto de Cultura Árabe, Areté (Centro de Cultura Helênica) e Centro Universitário Maria Antonia/USP. É especialista da agência LATITUDES – Viagens de Conhecimento, realizando “aulas em campo” para contar a história onde ela aconteceu: entre as ruínas e os monumentos de países como Itália, Índia, China, Japão, Turquia, Marrocos, Tunísia, Jordânia, Líbano e Irã.

Datas: 04, 11, 18 e 25 de julho de 2023
Aulas
: Das 17 às 19H
Carga horária: 08 horas
Valor: R$ 200,00 à vista.
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom.

Compartilhar