METODOLOGIA
Curso presencial

Apresentação
O curso abordará o estudo da matéria de que se faz a cor na pintura clássica a partir de pesquisas dos receituários de manuscritos medievais produzidos a partir do século XV que serviram ao longo da história da arte como referência aos artistas acerca da manipulação dos materiais e técnicas de pintura até a era moderna. O “Livro de Como se Fazem as Cores” é uma obra medieval escrita em português de origem do século XV, contendo uma compilação de receitas sobre os materiais utilizados em pintura.

A proposta do curso é orientar cada participante, a partir do estudo para reconstrução de uma pintura óleo sobre tela à sua escolha, na utilização prática dos materiais tradicionais tendo como referência uma obra-prima para a observação do estilo e paleta de cores característicos de cada pintor. O curso proporciona o aprendizado do uso dos diversos óleos secativos, pigmentos, médiuns e tintas profissionais, testando as variadas técnicas artísticas da pintura clássica, com a experiência prática das veladuras, esfumados, transparências e impastos, cujo domínio de resultado tornou as obras de arte produzidas pelos grandes mestres da pintura memoráveis.  A partir de uma obra a sua escolha, cada participante irá reproduzir de forma orientada um trecho em detalhe da pintura óleo sobre tela de um artista do período estilístico Barroco, pois o curso terá como foco a metodologia da produção artística entre o final do século XVI e meados do século XVIII.

Conteúdo teórico
Nesse curso iremos abordar os materiais artísticos e seus suportes até a origem da tinta a óleo. Todos os processos artísticos serão orientados passo-a-passo, com esclarecimentos sobre a construção da pintura desde o selamento e preparo da base de suporte da pintura. Serão abordados não apenas aspectos práticos, como teóricos acerca das características dos pigmentos e o papel dos aglutinantes, as qualidades dos médiuns, os vernizes e suas aplicações. Estudando a origem, composição e manipulação dos materiais, cada participante adquirirá mais segurança na escolha e utilização da grande gama de produtos artísticos existentes e disponíveis no mercado na atualidade. No caso de conservadores-restauradores, a compreensão das características dos materiais que constituem obra de arte, e de como a pintura é produzida, proporciona segurança quanto às tomadas de decisão pertinentes as diretrizes e metodologias escolhidas para o tratamento e conservação de uma pintura.

Público Alvo
público em geral interessado em realizar a construção da pintura em óleo sobre tela aprendendo as variantes de cada estilo e técnica. Não é necessário ter conhecimento prévio da prática em pintura.

Cronograma do curso prático:

Aula 01 (dia 09/04) – O suporte da pintura: estudo sobre o preparo do suporte da pintura, as diferentes imprimações e seu efeito óptico no resultado da cor final de uma obra. Construção da imprimação e fundo da obra de arte escolhida. As características dos ingredientes animal, vegetal e mineral e a sua coexistência no contexto de uma pintura.

Aula 02 (dia 10/04) – A escolha dos materiais: tintas, pigmentos (diferenciação das suas características conforme a sua origem), aglutinantes (vegetais e animais), resinas (naturais e sintéticas), vernizes (composição e aplicação), pincéis (origem, formatos e usos); um panorama dos materiais artísticos em suas respectivas diferenciações e aplicações. Estudo prático de antigos receituários de pintura à óleo em suas variantes.

Aula 03 (dia 21/05) – Etapa de início da reprodução de um detalhe em escala da obra-prima escolhida, com a referência de um artista do período estilístico barroco, do final do século XVI a meados do século XVIII, seguindo orientações estabelecidas em aula. Observação da construção da cor na obra de arte escolhida, a paleta do artista como sua assinatura.

Aula 04 (Dia 22/05) – Linha e cor: a criação dos volumes em uma pintura bidimensional, luz e sombra no contraste claro/escuro. A construção óptica da cor por sobreposição e justaposição, a cor invisível, as sombras naturais. Construção do estudo de pintura (parte 01).

Aula 05 (Dia 11/06) – Os veículos oleosos para pintura, os óleos secativos e suas propriedades, o uso adequado dos médiuns para pintura conforme o resultado pretendido, com demonstrações e exercícios práticos. Construção do estudo de pintura (parte 02).

Aula 06 (Dia 12/06) – Construção do estudo (parte 03), estudos direcionados de cada pintura, com observação do estilo característico de cada artista.

Aula 07 (Dia 25/06) – Construção do estudo (parte 04), estudos direcionados de cada pintura, com orientações sobre a manufatura e produção dos vernizes tradicionais: suas composições e aplicações.

Aula 08 (Dia 26/06) – Finalização do estudo. Confraternização e entrega dos certificados.

Material incluído no valor do curso
Material de uso individual: um cavalete individual de mesa, uma tela artística em tecido para cada inscrito, um kit individual de pincéis básicos sable touch para cada inscrito. Material de uso comum: paletas, colas/gomas e materiais minerais de base para preparação da encolagem e imprimação, resinas naturais, óleos secativos (linhaça, papoula, nozes, cártamo), solventes artísticos, tintas a óleo artísticas, pigmentos artísticos, médiuns para veladuras e glazes, vernizes artísticos e seus respectivos aditivos nas variações do acabamento final de uma pintura.

Docente
Arquiteta Especialista, Silvana Borges
. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e especialista em Conservação e Restauro de Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota) e restauro arquitetônico de pinturas murais. Profissional associada ao CAU, AATESP, ICOM, ANTECIPA e CEIB. Ministra cursos e palestras sobre restauro arquitetônico, iconografia e arte sacra, com foco nas metodologias de pintura tradicionais e contemporâneas. É docente da Universidade Santa Úrsula (RJ) na disciplina de Conservação e Restauro de Superfícies Arquitetônicas; e integra o Grupo de Pesquisa “Arte Sacra Contemporânea: Religião e História” do LABÔ (PUC-SP). Traçando um panorama de sua produção artística desde 1988 pode-se perceber a evolução constante da sua obra e das diferentes interpretações dadas sobre variados temas. Suas pinturas estão publicadas em conceituados catálogos artísticos, e já receberam inúmeras premiações e troféus com participação em exposições e presentes em acervos de países como México, Itália, EUA, França, Espanha, Holanda, Hungria, Portugal e China. Com premiações também na área literária com o recente “Prêmio 2020 Diamonds of Arts” na Áustria e “Menção Honrosa” em coletânea literária na “91ª Feira do Livro de Lisboa” em 2021, é autora de contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, espanhol, francês e alemão.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083
Cursos ministrados e pesquisas: https://borgessilvana.academia.edu/
Site: www.ateliersilvanaborges.com

Datas: 09 e 10 de Abril, 21 e 22 de Maio, 11, 12, 25 e 26 de Junho de 2022 – 04 FINAIS DE SEMANA
Horário: (sábado e domingo) das 10h às 15h (com intervalo para o almoço).
Investimento: R$ 1.800,00 à vista ou 8 x R$ 250,00 no cartão de crédito (esse valor inclui todo o material artístico que será utilizado no curso).
Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação.
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43 (sujeito a lotação).
Inscrições pelo site: http://www.ateliersilvanaborges.com
Informações: (11) 99988-5128 (WhatsApp)
VAGAS LIMITADAS

Referências Bibliográficas:
AFONSO, Luís Urbano (org.). As Matérias da Imagem. The materials of the image: pigments on Portuguese treatises from the Middle Ages to 1850. Série Monográfica. Editor Campo da Comunicação, Lisboa, 2009.
BOMFORD, David; ROY, Ashok. A Closer Look: Colour. London: National Gallery, 2009.
CENNINI, Cennino d’Andrea. “Il Libro dell’Arte”, The Craftsman s Handbook. Tradução de Daniel V. Thompson, Jr., New York, Dover Publications, Inc., 1954.
GARIFF, David. Os pintores mais influentes do mundo e os artistas que eles inspiraram. Girassol, São Paulo, 2008.
JANUSZCZAK, Waldemar (org). Techniques of the World’s Great Painters. USA: Chartwell Books, 1980.
Gettens,R.J.;Stout,G.L., Painting Materials. A short encyclopaedia. New York, Dover Publications,Inc., 1966.
GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação. Annablume, 2000.
HOCKNEY, David. O conhecimento secreto. Editora: Cosac & Naify, 2001.
JENNNINGS, Simon. Artist’s Color Manual. EUA, Chronicle Books, 2003.
KIRBY, Jo. A Closer Look: Techniques of painting. London: National Gallery, 2011.
MASSEY, Robert. Formulas for painters. Watson-Guptill Publications, 1967.
MAYER, Ralph. Manual do Artista. Ed.Martins Fontes, SP, 2006.
MELO, Joana Agélica D’Ávila (tradução). Materiais e técnicas: guia completo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2008.
PAVEY, Don. Colour Concepts. Palettes & Pigments. Micro Academy, London, 2014.
PEDROSA, Israel. O Universo da Cor. São Paulo: Senac, 2003
Sidaway, Ian. Color Mixing Bible: All You'll Ever Need to Know About Mixing Pigments in Oil, Acrylic, Watercolor, Gouache, Soft Pastel, Pencil, and Ink. Watson-Guptill Publications, 2000.
SMITH, Ray. Manual Prático do Artista. Ambientes & Costumes, São Paulo, 2008
Thompson, Daniel V. The Materials and Techniques of Medieval Painting. New York, Dover Publications,Inc., 1956.
WILCOX, Michael. Blue and Yellow Don't Make Green: How to Mix the Color You Really Want. School of Color, England, 2002.
Compartilhar