MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

AMOR e ROMA, no espelho, são a mesma palavra. Sua herança e sua monumentalidade tornam supérflua outra definição. Toda cidade merece ser considerada um aspecto do mundo, mas Roma equivale ao mundo inteiro. Roma é Roma, e é também Alexandria, Istanbul, Calcutá. Cidade senatorial e plebéia, sacra e profana, materna e ferina. A vertigem de impressões contraditórias perdura até hoje. Todavia, a partir do Renascimento, Roma viveu uma guinada definitiva: a conversão da antiga urbe pagã em arquétipo do cristianismo. Nossa tarefa será entender como, entre tantos semblantes, Roma virou também “Eterna”.

26 de outubro de 2021
Aula 1. “No Tempo da Loba”
Fundação e primeiros traços de institucionalidade. Gênese da trajetória guerreira, em duas lendas: o Rapto das Sabinas e o duelo entre Horácios e Curiácios. A expansão romana e seus efeitos no tecido social e urbano. Um novo sujeito político: a plebe.

09 de novembro de 2021
Aula 2. “As Delícias do Pão e Circo”
A capital e o império. Decoro urbano, técnicas e linguagem construtiva. A Domus Aurea, o Panteon, as Termas, o Circo Máximo, o Coliseu. As preferências de Célia.

16 de novembro de 2021
Aula 3. “Saques, Catacumbas, Ruínas”
No olho do furacão, Roma e a desintegração imperial. O advento do cristianismo. Entre pastores e exarcas, a antiga majestade em ruínas. Reforma gregoriana e consolidação papal. Com a coroação de Carlos Magno, alguns vestígios se regeneram. Grandes famílias, grandes conflitos.

23 de novembro de 2021
Aula 4. Renovatio Urbis
A Roma dos Césares transfigura-se na Roma dos Papas. A era dos pontífices humanistas. Artistas na descoberta do clássico, as grotescas e o “Laocoonte”. 1527, o Fim do Mundo.

PROFESSOR

Plinio Freire Gomes
É autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Mestre em história pela USP, viveu durante dez anos em Florença, estudando o Renascimento; e seis no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Realiza aulas on-line versando sobre a história dos Impérios e das relações entre Ocidente e Oriente. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna, Instituto de Cultura Árabe, Areté (Centro de Cultura Helênica) e Centro Universitário Maria Antonia/USP. É especialista da agência LATITUDES – Viagens de Conhecimento, realizando “aulas em campo” para contar a história onde ela aconteceu: entre as ruínas e os monumentos de países como Itália, Índia, China, Japão, Turquia, Marrocos, Tunísia, Jordânia, Líbano e Irã.

Datas: 26 de outubro, 09, 16, 23 de novembro de 2021 (terças-feiras)
Aulas: das 15h00 às 17h00
Carga horária: 08 horas
Valor: R$ 180,00
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

Compartilhar