Apresentação: Cláudio Pastro (1948-2016) foi um artista plástico paulistano que se dedicou exclusivamente à arte sacra por 40 anos. Não só executou as pinturas de mais de 350 igrejas e capelas, como colaborou na concepção arquitetônica e ambientação litúrgica de espaços em muitos projetos. Sua produção como artista sacro se desenvolveu não apenas na pintura, mas também em outros suportes, tais como gravura, escultura, azulejaria, metal e joalheria. Considerado por especialistas o maior nome da arte sacra em seu tempo.
O mosteiro beneditino feminino de Nossa Senhora da Paz, em Itapecerica da Serra, no Estado de São Paulo, foi um local importante na sua formação, realizada ao lado e na convivência de madre Dorotéia Rondon Amarante (1916-2015). Ao lado do mosteiro se localiza a sua antiga residência e ateliê – a Casa São Lucas.
A Casa São Lucas, inaugurada em 2023 como Memorial Claudio Pastro, hoje é uma casa-museu onde está organizada a exposição de sua obra e trajetória na arte sacra cristã, nela poderemos visualizar testemunhos dele e de pessoas que conviveram ao seu lado e poder ter a noção da dimensão e importância de seu legado. As irmãs do Mosteiro são detentoras dos direitos autorais de toda a sua obra, cuja produção pode ser testemunhada entre itens que os visitantes poderão apreciar e adquirir na loja do mosteiro entre aqueles que também são produzidos pelas próprias monjas: biscoitos, chocolates, geleias e artesanato diverso.
O mosteiro também é o local onde, conforme o seu desejo, Claudio Pastro foi sepultado. O Mosteiro Nossa Senhora da Paz pertence à Congregação Beneditina do Brasil e foi fundado em 21 de julho de 1974, como priorado dependente da Abadia de Santa Maria, e erigido em Abadia a 23 de maio de 1983, na cidade de Itapecerica da Serra, na Diocese de Campo Limpo, São Paulo.
A Abadia de Santa Maria, fundada em 24 de novembro de 1911, tem suas raízes na Abadia de Nossa Senhora da Consolação, em Stanbrook, na Inglaterra. A jovem Abiah, da tradicional família paulista Silva Prado, aí recebeu sua formação monástica, no início do século XX, antes de se tornar fundadora e Abadessa da Abadia de Santa Maria.
A atual Abadessa do Mosteiro Nossa Senhora da Paz é Madre Martha Lúcia Ribeiro Teixeira, OSB. Suas antecessoras foram Me. Dorotéia Rondon Amarante, OSB e Me. Regina Jardim Paixão, OSB, ambas do grupo das fundadoras do Mosteiro. As monjas do Mosteiro Nossa Senhora da Paz são, portanto, herdeiras de uma grande tradição. Como os apóstolos conviviam com o Senhor, assim as monjas vivem para Ele, que as faz participar de sua vida divina!
Objetivos:
– Conhecer o Mosteiro de Nossa Senhora da Paz e os princípios beneditinos que nortearam a obra de Claudio Pastro para a igreja abacial.
– Visitar com exclusividade a Casa São Lucas, o Memorial Claudio Pastro.
– Apresentar um breve panorama da trajetória de Cláudio Pastro com a premissa de valorizar a importância da preservação do seu legado.
Conteúdos abordados:
Com a renovação da liturgia cristã, teremos a partir do Concílio Vaticano II o surgimento na arquitetura e arte sacra de um movimento de retorno as fontes litúrgicas cristãs do primeiro milênio. É de autoria de Cláudio Pastro o primeiro espaço celebrativo no Brasil realizado segundo as normas litúrgicas pós-conciliares, sendo a sua obra referência no movimento de renovação na arte e arquitetura sacras cristãs. Traçando um panorama do início nos primórdios da organização do espaço sagrado chegamos à compreensão do caráter simbólico dos formatos e iconografias que originaram o templo cristão e para cujo resgate, a obra de Cláudio Pastro foi pioneira no Brasil. Serão dados exemplos dos projetos de Pastro na arquitetura e arte sacras cristãs, a partir da análise das plantas das igrejas em seu formato geométrico, programa iconográfico e a posição da assembleia em relação ao altar, o elemento central no projeto de uma igreja. Será também abordado o processo de conservação e restauração de sua obra, e estudo da paleta cromática do artista que possibilitou a construção do projeto de mestrado profissional “Paleta Pastro”: estojo de aquarela com 24 cores presentes nas obras do artista.
Programa do curso:
– 8h00 – saída do Museu de Arte Sacra de São Paulo
– 9h30 – previsão de chegada ao Mosteiro da Paz, recepção aos inscritos com café da manhã.
– 10h15 – Palestra: Claudio Pastro como precursor de uma nova arte e arquitetura sacras cristãs
– 12h10 – Oração na igreja abacial e a seguir o almoço
– 14h00 – Visita do grupo A ao memorial – visita a loja do mosteiro do grupo B*
– 15h20 – Visita a loja do mosteiro do grupo A – visita do grupo B ao memorial*
* o grupo será dividido em duas turmas de 10 pessoas para uma melhor circulação na visita a Casa São Lucas.
– 16h40 – previsão de retorno ao MAS
DOCENTE
Silvana Borges é mestre em Arquitetura, Urbanismo e Design pelo Centro Universitário Belas Artes em São Paulo; graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Conservação e Restauro de Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota) e restauro arquitetônico de pinturas murais. Destaca-se a sua atuação no processo de conservação e restauração no Museu Paulista (Ipiranga/SP) dos 18 marouflages que contornam a sanca no alto da escadaria principal do edifício monumento. Docente do Museu de Arte Sacra de São Paulo desde 2014 ministrando cursos teórico-práticos com estudos iconográficos e das metodologias de pintura tradicionais a base de temperas (caseína, ovo, cola animal, etc). Integra o grupo de pesquisa de Estética & Arte Sacra (FSB-SP). Profissional associada ao CAU, ICOM, ANTECIPA, APCR e CEIB. Traçando um panorama de sua produção artística desde 1988 até os dias atuais, pode-se perceber claramente a evolução e alterações de técnica de seu trabalho e das diferentes interpretações dadas sobre variados temas com obras catalogadas e várias premiações, inclusive pela sua atuação literária com o recente “Prêmio 2020 Diamonds of Arts” na Áustria e premiação na “91ª Feira do Livro de Lisboa” em 2021, é autora de contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, espanhol, francês e alemão.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083
Pré-requisito: Atividade destinada ao público interessado em geral, arquitetos, artistas, historiadores e pesquisadores da arte e arquitetura sacra cristãs.
Data: dia 22 de março de 2025
Horário: das 8h00 às 17h30
Chegada ao MAS – previsão 17h30
Ponto de encontro: estacionamento do Museu – Rua Jorge Miranda, 43
Vagas: 20 alunos
Investimento – R$ 380,00
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações:(11)-3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Incluso:–
Transporte – ida e volta – Mosteiro Nossa Senhora da Paz
Café da manhã
Almoço
Em caso de cancelamento de sua ida, pode substituir por outra pessoa até 7 dias antes da viagem.
Em caso de não comparecimento no dia da aula, não haverá reembolso e o valor não ficará disponível como crédito.
ATENÇÃO: em caso de chuva moderada a aula será mantida
Bibliografia:
CNBB 113. Orientações para adequação litúrgica, restauração e conservação das igrejas. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, 2021.
FERREIRA, Francisca (org.). Mosteiro Nossa Senhora da Paz. Itapecerica da Serra: Mosteiro Nossa Senhora da Paz, 2017.
PASTRO, Cláudio. A arte no Cristianismo. São Paulo: Ed. Paulus, 2010.
PASTRO, Cláudio. O Deus da Beleza. São Paulo: Paulinas, 2012.
PASTRO, Cláudio. Teologia do Espaço. São Paulo: Grafa Editora, 2006.
PASTRO, Cláudio. Guia do Espaço Sagrado. São Paulo: Loyola, 1999.
PASTRO, Cláudio. Arte Sacra. O Espaço Sagrado Hoje. São Paulo: Loyola, 1993.
SILVA, Ubiratan J. A. Diálogo entre arquitetura e arte sacra. Revista Estudos Avançados. Espaços religiosos II. volume 35, número 103, USP, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/192603 . Acesso em: 14 jan. 2024.
VARICHON, Anne. Colores: Historia de su significado y fabricación. Editorial Gustavo Gili, 2018.