CHEGA AO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO A “CAPELA DA NONNA”, DE CANDIDO PORTINARI

Inédita na capital, a mostra reproduz os murais da capela que reúne um dos mais importantes acervos de obras sacras
de Candido Portinari, em Brodowski (SP)

A partir de 7 de outubro (terça-feira), os paulistanos poderão conhecer um dos mais importantes conjuntos de obras sacras de Candido Portinari. A exposição “Capela da ‘Nonna’: Fé, Religiosidade e Arte” estará em exibição no Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado. A mostra reproduz, em dimensões reais, por meio de painéis e recursos cênicos, a beleza dos murais que Portinari pintou, em 1941, nas paredes da capelinha que ele mesmo mandou construir dentro de casa da família, em Brodowski (SP), para que a avó Pellegrina, já doente, pudesse fazer suas orações.

“Trata-se de um dos conjuntos mais importantes na vida e obra de Candido Portinari. É a primeira vez que levamos uma exposição de Brodowski para São Paulo, e em parceria com o Museu de Arte Sacra”, explica Angelica Fabbri, diretora da ACAM Portinari que administra o Museu Casa de Portinari, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

O espaço – Recriada com as mesmas dimensões e pinturas da capela original, a exposição traz impressos São Francisco de Assis, Santa Luzia, São Pedro, São José, São João Batista, a Sagrada Família, entre outras figuras religiosas admiradas pela família Portinari. Para pintar os santos, Candinho usou as fisionomias de seus parentes e amigos, uma tradição presente na pintura do século XV, principalmente entre artistas flamengos e italianos, e que foi retomada pelo artista.

Segundo Angélica Fabbri, a exposição em São Paulo também complementa a programação da recente reabertura do Museu Casa de Portinari, após dois anos em reforma e restauro. “Queremos alcançar novos públicos, fortalecer a relação da instituição com a comunidade, estimular o interesse na visita ao Museu e dar visibilidade a esse conjunto de arte sacra tão significativo e ímpar na obra de Candido Portinari”, conclui Angelica Fabbri.

Também fazem parte da itinerância uma releitura dos jardins do Museu Casa de Portinari, com os canteiros que formam a palavra DIO (Deus, em italiano), as roseiras cultivadas por Dona Domingas, mãe do artista, e textos com informações sobre a vida e obra de Portinari e a história do Museu.

Museu Casa de Portinari

Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowski (SP), o Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado de São Paulo administrada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), Organização Social de Cultura, tem como edificação a casa em que morou Candido Portinari durante sua infância e juventude, e para onde o pintor retornava regularmente para desfrutar longas temporadas em busca de inspiração.

O imóvel representa o marco concreto do vínculo do artista com sua terra natal, ligação que é celebrada e perpetuada em suas obras plástica e poética. O acervo artístico da instituição constitui-se, principalmente, por trabalhos feitos em pintura mural, nas paredes da casa. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a Capela da “Nonna”.

Em maio de 2014, o Museu foi reaberto o depois de um completo e minucioso restauro que durou cerca de dois anos, com nova expografia e a descoberta de um afresco inédito.

Exposição “Capela da ‘Nonna’: Fé, Religiosidade e Arte”
Abertura: 7 de outubro de 2014, terça-feira, às 11h
Período: em cartaz de 7 de outubro a 14 de dezembro de 2014