OBJETIVO GERAL:
A cidade de Pirapora do Bom Jesus, situada na região metropolitana de São Paulo, carrega um dos mais fortes símbolos da religiosidade popular paulista. Conhecida por seu Santuário dedicado ao Senhor Bom Jesus, a cidade atrai romeiros desde o século XVIII, configurando-se como um dos centros mais antigos de peregrinação do Brasil. A aula in loco propõe investigar a formação histórica, cultural e religiosa de Pirapora do Bom Jesus, percorrendo seus espaços devocionais, a arquitetura sacra e a vida urbana. A proposta é entender como a fé popular moldou o espaço físico da cidade e como esse território se torna expressão simbólica da religiosidade, da arte e da cultura caipira. O curso pretende, ainda, apresentar a história local articulada com o desenvolvimento do interior paulista, suas festas tradicionais, suas manifestações culturais e seu patrimônio imaterial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Refletir sobre a construção simbólica do espaço religioso na cultura paulista;
– Compreender o papel das romarias e da religiosidade popular no interior de São Paulo;
– Identificar elementos da arte sacra no santuário e nos espaços religiosos da cidade;
– Contextualizar o desenvolvimento urbano da cidade a partir da fé, da geografia e da economia local;
– Estimular a produção de projetos de pesquisa que envolvam arte, história local e cultura popular.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

SANTUÁRIO DO SENHOR BOM JESUS DE PIRAPORA
O santuário é o coração da cidade e data da segunda metade do século XVIII, com ampliação no século XIX. É um espaço de intensa devoção, com arquitetura barroca tardia e elementos neoclássicos. O altar-mor abriga a imagem do Senhor Bom Jesus, feita em terracota, considerada milagrosa e cercada de ex-votos que testemunham a fé popular. Permite o estudo direto da religiosidade popular, da arte sacra colonial e do impacto da devoção na paisagem urbana.
Largo da Matriz, s/n – Centro, Pirapora do Bom Jesus 

SEMINÁRIO DE PIRAPORA DO BOM JESUS 
A história do seminário remonta a 1896, quando os primeiros cônegos da Ordem Premonstratense chegaram ao Brasil, vindos da Abadia de Averbode, na Bélgica. Atendendo ao convite de Dom Joaquim Arcoverde, então bispo de São Paulo, os religiosos estabeleceram-se em Pirapora do Bom Jesus com o objetivo de auxiliar na administração do Santuário do Senhor Bom Jesus e fundar um colégio. A Capela do Seminário Premonstratense, construída entre 1926 e 1928, é um exemplar notável do estilo neogótico no Brasil. Sua arquitetura é marcada por elementos característicos desse estilo, como arcos ogivais e vitrais coloridos que representam cenas da vida de Cristo, da Virgem Maria e de santos da ordem premonstratense. Além da capela, o seminário abriga o Museu São Norberto, que reúne objetos históricos, documentos e relíquias relacionados à história da ordem no Brasil.

MUSEU DOS EX-VOTOS
Instalação anexa ao santuário, o museu reúne uma impressionante coleção de ex-votos: objetos de agradecimento por graças alcançadas, como fotografias, próteses, desenhos, bilhetes e objetos pessoais. Os ex-votos constituem uma linguagem simbólica da fé, expressão da relação direta entre o crente e o sagrado, sendo um rico objeto de análise antropológica e estética.

PRAÇA CENTRAL E CASARÕES HISTÓRICOS
Caminhada pelo centro da cidade, observando a urbanização em torno do santuário e casas que preservam características da arquitetura caipira do século XIX. A organização do espaço urbano de cidades santuário como Pirapora revela como o religioso molda o cotidiano e o traçado urbano.
Salto de Pirapora – SP

TRILHA CURTA E VISITA AO RIO TIETÊ – PONTE DOS MILAGRES
Breve caminhada até o trecho do rio Tietê que cruza a cidade. Em algumas épocas do ano, fiéis se banham nas águas como parte de promessas. A “ponte dos milagres” é tradicional rota de chegada dos romeiros a pé. O rio e a travessia têm valor simbólico (purificação, passagem e renovação espiritual) e conectam religiosidade e paisagem natural.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Pequena capela em bairro adjacente, ligada a promessas e devoções locais. Exemplo do sincretismo e da descentralização da fé popular, com impacto direto nas relações comunitárias e rituais.

FEIRA DE ARTESANATO E RELIGIOSIDADE POPULAR
Visita à feirinha nas imediações do santuário, com venda de terços, imagens, bordados, fitas de promessas, doces típicos e lembranças religiosas. O comércio religioso revela aspectos da economia local, das práticas devocionais e da arte popular.

A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores da religiosidade brasileira, interessados em cultura caipira, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

Professor:
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também é graduado em Ciências Sociais pela USP e licenciado em História, além de possuir especialização em Produção de Material Didático.

Atua como professor universitário, pesquisador e produtor de material didático, além de ser um colaborador constante do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS). Seu trabalho abrange museus, instituições culturais, universidades e programas de formação para empresários e CEOs. Desenvolve projetos de pesquisa, cursos presenciais e online, com ênfase na leitura crítica e revisão de conteúdos educacionais. Além de sua atuação no Brasil, já ministrou aulas em Portugal e na Itália.

Com ampla experiência nas áreas de Educação, História, Sociologia, Antropologia e Arte, foi reconhecido em 2015 como o melhor professor de Comunicação Social da Região Sudeste pela IMPRENSA Editorial. Sua trajetória acadêmica e profissional está voltada para o estudo e ensino da Sociologia; Teoria da Cultura, Arte e Linguagem; Teoria da Comunicação; História da Produção da Imagem; História da Arte; História do Barroco e Rococó; Neoclassicismo; Império e Século XIX no Brasil; bem como História da América, Portugal e Itália.

Data: 30 de agosto de 2025 (sábado)
Horário: 7h – saindo do estacionamento do Museu de Arte Sacra de São Paulo – VAN
Chegada ao MAS – previsão 18h00
Ponto de encontro: estacionamento do Museu – Rua Jorge Miranda, 43
Vagas: 20 alunos
Investimento:  R$ 365,00 (à vista)

Incluso transporte ida e volta, monitoria do Professor Marcos Horácio Gomes Dias
Inscrições: cursos@museuartesacra.org.br  
Informações
:(11)-3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223

Em caso de cancelamento de sua ida, pode substituir por outra pessoa até 7 dias antes da viagem.

Em caso de não comparecimento no dia da aula, não haverá reembolso e o valor não ficará disponível como crédito.

ATENÇÃO: em caso de chuva moderada a aula será mantida

Roteiro sujeito a alterações devido a comemorações religiosas ou atividades públicas que não são informadas ou planejadas com antecedência pelos seus organizadores.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA CONSULTA:
CÂNDIDO, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Duas Cidades, 1993.
MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. Cultura popular e religião. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. São Paulo: Global, 2003.
BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1971.
LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Tomo V. Lisboa: Brotéria, 1945.
BRUNO, Ernani Silva. História e Tradições da Cidade de São Paulo. São Paulo: Melhoramentos, 1974.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DE PIRAPORA. Acervo histórico e ex-votos – catálogo local.
											
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