IN LOCO
Objetivo Geral:
As cidades de Caçapava e Pindamonhangaba, ambas localizadas no estado de São Paulo, Brasil, possuem histórias com semelhanças notáveis, especialmente no contexto de desenvolvimento durante o período colonial e imperial brasileiro. Caçapava foi fundada em 1855, mas sua colonização começou bem antes, com a ocupação das terras por bandeirantes e colonizadores que buscavam expandir suas atividades agrícolas e pecuárias. A colonização de Pindamonhangaba também começou no século XVII, com a presença de bandeirantes e a formação de fazendas e engenhos de açúcar. Foi elevada a vila em 1705.
Essas cidades têm uma história fortemente marcada pela economia agrícola. Durante o período colonial e imperial, a agricultura, especialmente a produção de café e cana-de-açúcar, desempenhou um papel crucial no desenvolvimento econômico de ambas as regiões. Caçapava e Pindamonhangaba se beneficiaram ainda de suas localizações estratégicas no Vale do Paraíba, uma região importante que servia como rota de passagem entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Essa posição facilitou o escoamento de produtos agrícolas e o desenvolvimento econômico. No século XIX, foram influenciadas pelo ciclo do café, que trouxe riqueza e progresso. Grandes fazendas de café se estabeleceram na região, atraindo investimentos e imigrantes.
Sabendo como é importante o espaço urbano como palco e cenário da História, o curso pretende entender como a população de Caçapava e Pindamonhangaba conseguiu marcar as etapas de sua evolução a partir dos riscos das suas ruas, da arquitetura de suas casas e igrejas. O curso pretende discutir a cultura bandeirista, estilos e modelos artísticos verificados nas cidades, o papel da imigração na cultura do Vale do Paraíba, da cultura do Brasil imperial, do neoclassicismo e do ecletismo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Apresentar a arte e a cultura como material reflexivo;
– Analisar, criticar e contextualizar a história regional como um importante substrato para entendermos a história nacional
– Apresentar a arte e a cultura em ruas, praças, igrejas e demais edifícios como formadores da Memória e da História
– Mostrar a arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Teologia etc.;
– Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte e da história regional estejam presentes.
CONTEÚDO:
Pindamonhangaba
Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso
As obras dessa igreja foram terminadas pelo seu primeiro vigário, o Padre João de Faria Fialho e inaugurada em 26 de julho de 1.707, recebendo a invocação de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Posteriormente, em 1.841, por iniciativa de Monsenhor Ignácio Marcondes, a igreja primitiva foi totalmente reedificada, sob o comando do arquiteto Francisco Antônio Pereira de Carvalho, carinhosamente conhecido como Chiquinho do Gregório, tendo acompanhado como mestre de obra, o português José Pinto dos Santos. A nova Igreja Matriz foi inaugurada em 1.853. Considerado um dos mais antigos templos religiosos da Diocese, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, no transcurso do Ano Mariano de 1.988, foi elevado à categoria de Santuário Mariano Diocesano em 24 de junho de 1.988.
Museu Histórico Pedagógico D. Pedro I e D. Leopoldina – Palacete Palmeira
O Palacete com mais de 30 cômodos (sala de estar, sala de jantar, sala de orquestra, despejos, alcovas, solário, capela, etc) começou a ser construído em 1850 e é dividido em 03 pavimentos, traz em seu interior uma decoração exuberante, com trabalhos em estuque, pinturas no teto de diversos temas e pinturas encimando algumas portas com temas do Rio de Janeiro antigo.
O Museu foi criado em 1957 para integrar a rede de Museus Históricos e Pedagógicos do Estado de São Paulo, foi instalado numa das salas do Palacete Visconde da Palmeira, que já abrigava o Colégio Estadual e Escola Normal “João Gomes de Araújo”. Com um acervo diverso de aproximadamente 09 mil peças, o museu conta exposições fixas: povos formadores; móveis que compõem o cenário de sala de jantar, escritório e avulsos; a construção, Escola de Pharmacia e Odontologia, Revolução de 1932 etc.
Caçapava tarde
Igreja Matriz de São João Batista
Fundada em 1850, a Igreja Matriz de São João Batista é considerada o Marco Zero do atual município. Construída inicialmente em taipa e de estilo neoclássico de província, foi ao seu redor que começaram a ser edificadas as primeiras casas, o Grupo Escolar Ruy Barbosa e também o Mercado Municipal. As terras para construção da igreja foram doadas pelo Coronel João Dias Guimarães da Cruz e sua esposa Dona Maria Carolina da Conceição, em 1845. No início do século XX, a edificação passou por uma reforma que a transformou no que é hoje, uma imponente igreja em estilo eclético, marco visual da cidade. Um dos destaques no interior da igreja é o conjunto de 23 vitrais, provenientes de doações de diversas famílias.
A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.
Professor:
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.
Saída e Retorno: Estacionamento do Museu de Arte Sacra de São Paulo
Rua Jorge Miranda, 43 – Luz – metrô Tiradentes
Data: 29 de março de 2025 (sábado)
Horário de saída: 6h30
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes.
Ponto de encontro: estacionamento do Museu – Rua Jorge Miranda, 43
Horário retorno: previsão – 20hs no Museu
Carga horária: 10hs No final do curso o aluno receberá o certificado.
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Vagas limitadas
Vagas: 40 (quarenta)
Importante: A lista dos passageiros completa com nomes e RGs precisam estar no DNER com antecedência. Seu comprovante de depósito é seu comprovante de inscrição. Em caso de cancelamento de sua ida, pode substituir por outra pessoa até 7 dias antes da viagem.
Incluso:
– Transporte (ônibus , ar condicionado ,TV, toalete) que ficará à disposição durante a viagem.
– Rádio transmissores
– Todo o translado das atividades será feito com o ônibus fretado.
– Monitoria – Prof. Marcos Horácio Gomes Dias
Não incluso:
despesas com refeições, bebidas.
INVESTIMENTO: R$ 360,00 à vista, após o envio do comprovante sua inscrição estará formalizada.
Em caso de cancelamento de sua ida, pode substituir por outra pessoa até 7 dias antes da viagem.
Em caso de não comparecimento no dia da aula, não haverá reembolso e o valor não ficará disponível como crédito.
ATENÇÃO: em caso de chuva moderada a aula será mantida