MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

Objetivo Geral:
Explorar a interseção entre arte sacra e práticas religiosas no período Barroco, entendendo como os rituais e os valores espirituais da época influenciaram a estética, a simbologia e a função das obras de arte sacra. Mostrar a inter-relação entre os rituais religiosos católicos e a arte sacra barroca, examinando como as celebrações litúrgicas e a iconografia religiosa do período barroco expressam a espiritualidade e valores da Igreja Católica. As aulas combinam exposições teóricas, análise de imagens e vídeos de igrejas barrocas e debates reflexivos sobre a relação entre liturgia e arte.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Compreender a função simbólica e espiritual da arte sacra barroca nos contextos religiosos e sociais;
– Analisar como o Barroco representou visualmente conceitos religiosos, como a penitência, a redenção e a glória divina;
– Identificar a influência dos rituais e práticas litúrgicas nas formas e nos significados da arte sacra barroca;
– Analisar a simbologia da arte sacra barroca nas missas e em outras celebrações do ano litúrgico;
– Relacionar os aspectos estéticos e simbólicos das obras barrocas com os temas litúrgicos católicos;
– Examinar o papel do espaço sacro e do corpo humano como elementos centrais na vivência religiosa barroca. 

CONTEÚDO:
Aula 1: 19 de fevereiro de 2025
Introdução ao Barroco Religioso e sua Contextualização Histórica
Panorama da ascensão do barroco na Igreja Católica. Importância do Concílio de Trento e da Contrarreforma na consolidação do barroco. Características estéticas e simbólicas do estilo barroco na arte sacra.

Aula 2: 26 de fevereiro de 2025
A Missa Tridentina e seus Elementos Simbólicos
Estrutura da Missa Tridentina e sua importância no barroco.Análise de elementos como o altar, o púlpito e o uso de incenso. Representações artísticas da Eucaristia no barroco.

Aula 3: 12 de março de 2025
Arquitetura Barroca e o Espaço Sagrado
Principais características arquitetônicas dos templos barrocos. O uso da luz, da profundidade e da ornamentação para promover o êxtase espiritual. Exemplos de igrejas barrocas e seus detalhes simbólicos.

Aula 4: 19 de março de 2025
Advento e Natal na Arte Sacra Barroca
Simbologia do Advento e do Natal. Representações do nascimento de Cristo em presépios, pinturas e esculturas barrocas. A construção do ambiente de devoção e expectativa através da arquitetura e decoração natalina.

Aula 5: 26 de março de 2025
A Quaresma e a Paixão de Cristo na Arte Barroca
Reflexão sobre o período de penitência e sacrifício da Quaresma. Representações artísticas da Paixão de Cristo, com destaque para imagens de crucificação, procissões e imagens dos martírios. Exemplos de igrejas e peças barrocas dedicadas ao período.

Aula 6: 02 de abril de 2025
O Domingo de Ramos e o Tríduo Pascal
Comemorações do Domingo de Ramos e início da Semana Santa. Significado do Tríduo Pascal na vida católica e sua representação no barroco.

Aula 7: 09 de abril de 2025
Iconografia Barroca na Representação do Ano Litúrgico
Introdução ao calendário litúrgico católico e suas festas principais. Simbolismo da representação das festas litúrgicas, como o Natal e a Páscoa, nas obras barrocas. Exemplos de obras sacras que ilustram momentos litúrgicos do calendário católico.

Aula 8: 16 de abril de 2025
Cristo Ressuscitado, Pentecostes e o Espírito Santo na Arte Barroca
Iconografia e simbolismo do Cristo Ressuscitado nas igrejas barrocas. Importância do Pentecostes e o papel do Espírito Santo na Igreja. Simbologia da pomba e das línguas de fogo em pinturas e esculturas. Análise de igrejas e altares que celebram o Espírito Santo.

Aula 9: 23 de abril de 2025
Os Sacramentos e sua Representação Artística
Significado dos sacramentos católicos: Batismo, Eucaristia, Confirmação, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio. Representações artísticas dos sacramentos no barroco.Elementos simbólicos de altares e imagens dedicadas a cada sacramento.

Aula 10: 07 de maio de 2024
Culto aos Santos e Relíquias na Arte Barroca
A importância dos santos e das relíquias no catolicismo barroco. Como a veneração dos santos foi incorporada à arquitetura e à arte barroca. Exemplos de igrejas e relicários barrocos.

Aula 11: 14 de maio de 2025
Festividades e Solenidades no Barroco
Análise de festas como Corpus Christi, Assunção e Dia de Todos os Santos. Representações festivas e decorativas do barroco para estas celebrações. Exemplos de igrejas que celebram estas festividades com ênfase artística.

Aula 12: 21 de maio de 2025
O Legado da Arte Sacra Barroca nos Dias de Hoje
Reflexão sobre o impacto do barroco na arte e na liturgia contemporânea. Como os elementos do barroco ainda são utilizados ou reinterpretados nas celebrações e igrejas atuais. Debate sobre a influência do barroco na vivência espiritual moderna.

A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à Literatura e Comunicação Social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

OBSERVAÇÃO:
Em caso de alguma situação específica, questões físicas relacionadas à audição ou outra necessidade especial, avise à equipe do MAS para que possamos tomar as medidas necessárias para um maior aproveitamento do curso.

NOTIFICAÇÃO
Se você é o detentor dos direitos autorais de imagens ou qualquer material utilizado na divulgação, na apresentação do curso ou em apostilas, entre em contato com o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Professor:
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais e História pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; Arte Sacra; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Socioeconômica e Política Brasileira.

Período: 12 dias de aulas
Aulas: 19, 26 de fevereiro, 12, 19, 26 de março, 02, 09, 16, 23 de abril, 07, 14 e 21 de maio de 2025 (quartas-feiras)
Horário:
das 16h às 18h
Carga horária: 36h
Valor: R$ 630,00 à vista – R$ 650,00 parcelado
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Informações: (11)3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
No final do curso o aluno receberá o certificado

BIBLIOGRAFIA
ALBERTI, L. B. (trat.) Da pintura. Campinas: Editora da Unicamp, 1989.
ARENAS, J. F.; BASSEGODA I HUGAS, B. (ed.). Barroco en Europa. Barcelona: Gustavo Gili, 1983.
ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1969.
ARGAN, G. C. Arte e crítica de arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1993.
_____. “Il valore critico della ‘stampa di traduzione’”. In: Immagine e persuasione: saggi sul barocco. Milano: Feltrinelle, 1986. p. 3-9.
_____. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
_____. Imagem e persuasão: ensaios sobre o barroco. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
ARNHEIN, R. Intuição e intelecto na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
_____. Arte e percepção visual. São Paulo: Livraria Pioneira, 1991.
ÁVILLA, A.; MACHADO, R. e GONTIJO, J. M. M. Barroco Mineiro: Glossário de Arquitetura e Ornamentação. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro/Centro de Estudos Históricos e Culturais, 1996.
BAROCCO E ROCOCÒ: Architettura, scultura, pittura. Novara: Instituto Geográfico DeAgostini, 1991.
BARTHES, R. “O efeito de real”, In. O rumor da língua. Lisboa: Edições 70, 1984.
_____.  “Retórica da Imagem”. In: O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Lisboa: Edições 70, 1984.
BAZIN, G. Arquitetura religiosa barroca no Brasil. Rio de janeiro: Record, 1983.
BECKETT, W. História da pintura. São Paulo: Ática, 1997.
BELLINI, Leandro. Arte Sacra e Iconografia Cristã. Curitiba: Editora UFPR, 2006.
BENJAMIN, W. A origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1985.
_____.  Magia/técnica: arte/política. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BOULTING, Noel. O Sentido das Imagens: Iconografia e Simbologia Cristã na Arte Barroca. São Paulo: Loyola, 1996.
CABRAL, Maria Eugênia de Carvalho. Barroco, a Arte da Contrarreforma: Contexto, Liturgia e Simbolismo. São Paulo: Editora Unesp, 2015.
CAMPORESI, P. Hedonismo e exotismo: a arte de viver na época das luzes. São Paulo: Unesp, 1996.
COSTA, L. M. “Talha, imaginária, pintura e mobiliário (século XVIII)”. In: História da cultura brasileira. Rio de Janeiro: MEC, 1976. vol. 2.
DEL NEGRO, C. Do ornamento. Rio de Janeiro: Universidade do Brasil, 1961.
D’ORS, E. Du baroque. Paris: Gallimard, 1968.
DURAND, Gilberto. Ritual e Barroco na Arte Sacra Brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1995.
GOMBRICH, E. H. A história da arte, Rio de Janeiro: Guanabara, 1993.
______. Imagenes simbólicas: estudios sobre el arte del renascimento. Madrid: Alianza Editorial, 1986. (Alianza Forma; 34)
_____. Norma e forma. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
_____. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
HAUSER, A. Teorias da arte. Lisboa: Presença, 1973.
_____. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
_____. Fundamentos da la sociologia del arte. Madrid: Guadalama, 1975.
_____. Maneirismo. São Paulo: Perspectiva, 1993. (Col. Stylus, 2)
MINGUET, P. Estética Del Rococó. Madrid: Catedra, 1992.
PAIVA, José Roberto de Castro. O Barroco e o Sagrado: Arte e Religião na América Portuguesa. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2009.
RIBEIRO Alcyr Lacerda. A Missa no Contexto do Barroco Brasileiro. Belo Horizonte: EdUFMG, 2007.
SOARES, Bruno Monteiro. Espaço Sagrado e Arquitetura: Igrejas Barrocas no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
SCHINAPPER, Antoine. O Barroco: As Luzes e as Sombras da Fé. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
WÖLFFLIN, H. Conceitos fundamentais de história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989a.
_____. Renascimento e barroco: estudo sobre a essência do estilo e sua origem na Itália. São Paulo: Perspectiva. 1989b.

 

Compartilhar