MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

Objetivo e conteúdo:
Após os primeiros encontros de As grandes Senhorias italianas, se propõe uma segunda temporada voltada a completar o quadro anteriormente exposto. Também desta vez, os encontros – que se concluirão com a experiência de Cesar Borgia, o qual, na segunda metade do século XV e na sua tentativa de unificar a península, promoveu terror e caos para todas as senhorias do tempo – terão como objetivo contar dos fastos e da herança artística e cultural de algumas das senhorias mais significativas, envolvendo um período compreendido entre os séculos XIII e XIX, em um longo processo de transformações territoriais, de domínio e de nomenclaturas. Cada aula será uma viagem dentro de importantes cidades e lugares, delineando as vicissitudes biográficas de importantes personagens históricos no intuito de destacar o legado que nós herdamos e que ainda hoje confere beleza e magnificência à Itália.

Programa:

02 de outubro de 2023
Primeiro encontro: Os Marqueses do Monferrato

09 de outubro de 2023
Segundo encontro: Padua e os Da Carrara

16 de outubro de 2023
Terceiro encontro: Rimini e os Malatesta

23 de outubro de 2023
 Quarto encontro: A Urbino dos Della Rovere

30 de outubro de 2023
 Quinto encontro: O Ducado de Parma e Piacenza

06 de novembro 2023
Sexto encontro: Cesar Borgia, e a tentativa de unificação da península

Público alvo:
O curso é dirigido a todos que tenham em comum o interesse pela história, pela história da arte e da arquitetura.
Deseja-se atingir um público variado, desde graduados e graduandos em história, história da arte e/ou história da arquitetura, profissionais da área e interessados em geral.

Docente:
Oscar Luigi Marzorati, italiano da região do Lago de Como, é formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Politécnico de Milão, onde foi aluno do Professor Marco Dezzi Bardeschi, com o qual aprendeu técnicas de conservação e restauração do patrimônio urbano em relação à cidade contemporânea. Com experiência em projetos no patrimônio histórico e como professor universitário, vive e trabalha estavelmente em São Paulo desde 2012, onde inclusive é colaborador assíduo do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. Foi autor de várias palestras e cursos sobre a cultura italiana em diversas instituições culturais renomadas da cidade (Livraria Cultura, Casa do Saber, Museu de Arte Sacra de São Paulo, entre outras).

Datas: 02, 09, 16, 23, 30 de outubro e 06 de novembro de 2023 (segundas-feiras)
Aulas: das 17h00 às 19h00
Valor: R$ 150,00 à vista
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação