MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo)

APRESENTAÇÃO
Hodiernamente graças aos recentes avanços da análise instrumental específica para a avaliação das obras de arte no campo da conservação e restauração, é possível reconstituir a estrutura pictórica das obras-primas que tanto nos fascinam, e por vezes revelando outras intenções do artista em elementos ocultos resultantes de alterações na composição. A proposta do curso neste novo módulo é investigar não apenas como a obra de arte foi constituída em sua estrutura e materialidade, mas também compreender a filosofia de época que inspirou três artistas que trazem em sua obra o aspecto simbólico e subjetivo que instigam o nosso imaginário até hoje. Com Hieronymus Bosch (c.1450-1516) temos uma visão dos desejos e medos mais profundos da humanidade transfigurados de modo enigmático na pintura em representações consistentes com os sermões medievais; em Gustav Klimt (1862-1918) temos como temática principal o corpo feminino por vezes envolto em intricados padrões decorativos, destacando-se o período da “Golden Phase” com o uso do ouro na pintura; em Jackson Pollock (1912-1956) temos a emblemática técnica da action painting, um paradigma que rompeu definitivamente a construção clássica da pintura, não basta apenas a mão e o pincel, é necessário usar a força e mobilidade de todo o corpo para pintar. Cada um desses artistas carrega identidades de uma sociedade e uma época, ao mesmo tempo que revestem sua produção de singularidades em expressões que não trazem como foco a representação do mudo natural, gerando um conjunto de influências ao longo da história da arte no desenvolvimento de técnicas, tendências e estilos pictóricos.

Objetivo
As temáticas dos vários módulos ministrados do curso As Cores dos Artistas são independentes, o objetivo é apresentar em detalhes como eram produzidas as cores por um trio de artistas plásticos de épocas distintas observando as similaridades e variações da construção da pintura de cavalete pela análise das obras clássicas de mais três artistas expoentes da história da arte e cujo resultado pictórico vibrante não se deve apenas pela combinação das cores na pintura, mas pela forma como a tinta é dosada, manuseada e aplicada sobre a superfície da pintura para a produção da cor, com algumas demonstrações práticas de execução desses efeitos, destacando as diferenças e similaridades entre os artistas estudados.

Conteúdo abordado
– a produção da cor e os pigmentos e aglutinantes constituintes da paleta de cada artista;
– a observação da estrutura da pintura resultante do gesto artístico;
– o passo a passo em detalhes de algumas das pinturas analisadas.

Programa do curso
03 encontros de 2 horas/aula cada.

DIA 02/06 – Aula 01 – Hieronymus Bosch (c.1450-1516) e as ilustrações fantásticas de conceitos e narrativas religiosas refletindo uma moralidade medieval.

DIA 09/06 – Aula 02 – Gustav Klimt (1862-1918) e a linha transmitindo a essência da forma e a natureza da existência humana ao explorar emoções universais na pintura.

DIA 23/06 – Aula 03 – Jackson Pollock (1912-1956) e a impressão do gesto na pintura com o afastamento da representação figurativa e o rompimento com a tradição ocidental de usar cavalete e pincel.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
ARRECHA, Julio; SOTO, Victoria. Dicionário de Pintura. Lisboa: Editorial Estampa, 2005.
CLAIR. Kassia St. The Secret Lives of Color. London: Penguin Books, 2017
DELAMARE, François; GUINEAU, Bernard. Colour: making and using dyes and pigments. London: Thames & Hudson, 2016.
FRASER, Tom & BANKS, Adam. O guia Completo da Cor. São Paulo: Editora SENAC, 2007.
GIANNOTTI, Marco. Reflexões sobre a cor. São Paulo: Martins Fontes, 2021.
HAGEN, Rose Marie & Rainer. What paintings say. TASCHEN, 2016.
JANSON, Horst Woldemar. A Nova História da Arte de Janson. A Tradição Ocidental. Calouste, 2010.
JANUSZCZAK, Waldemar (org). Techniques of the World’s Great Painters. USA: Chartwell Books, 1980.
JENNINGS, Simon. Artist’s color manual: the complete guide to work with color. EUA: Chronicle Books, 2003.
MAYER, Ralph Mayer. Manual do Artista. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SIDAWAY, Ian. Color Mixing Bilble. New York: Watson-Guptill, 2002.
STURGIS, Alexander (org.). Compreender a pintura, a arte analisada e explicada por temas. Lisboa: Editorial Estampa, 2003.
PAVEY, Don. Colour Concepts. Palettes & Pigments. London: Micro Academy, 2014.

 DOCENTE
Silvana Borges é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Conservação e Restauro de Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota) e restauro arquitetônico de pinturas murais. Profissional associada ao CAU, AATESP, ICOM, ANTECIPA e CEIB. Ministra cursos e palestras sobre restauro arquitetônico, iconografia e arte sacra, com foco nas metodologias de pintura tradicionais e contemporâneas. É docente da Universidade Santa Úrsula (RJ) e integra o Grupo de Pesquisa “Arte Sacra Contemporânea: Religião e História” do LABÔ (PUC-SP). Traçando um panorama de sua produção artística desde 1988 pode-se perceber a evolução constante da sua obra e das diferentes interpretações dadas sobre variados temas. Suas pinturas estão publicadas em conceituados catálogos artísticos, e já receberam inúmeras premiações e troféus com participação em exposições e presentes em acervos de países como México, Itália, EUA, França, Espanha, Holanda, Hungria, Portugal e China. Com premiações também na área literária com o recente “Prêmio 2020 Diamonds of Arts” na Áustria e menção honrosa em publicação lançada na “91ª Feira do Livro de Lisboa” em 2021, é autora de contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, espanhol, francês e alemão.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083


Datas: 02, 09 e 23 de junho de 2022 (quintas-feira)
Horário: das 17h às 19h
Valor: R$ 150,00 à vista
Carga horária: 06 horas
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322.5393

As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

Compartilhar