MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

APRESENTAÇÃO
Esta é a sétima edição do curso que aborda a construção da obra de arte por mestres da pintura, e trata-se da segunda edição cuja a temática é especialmente dedicada a três mulheres artistas, entre elas, uma brasileira. Assim, temos elencados três exponentes femininos de fases distintas da história da arte para estudo comparativo de sua obra e técnica artística, com a observação da estrutura pictórica característica de suas respectivas pinturas pela apresentação de dados obtidos na análise instrumental de suas obras no campo da conservação e restauração, deste modo podemos compreender a diversidade da estrutura de construção pictórica de cada artista em suas especificidades. Nesse módulo abordaremos a determinação de três talentos femininos: Sofonisba Anguissola (1532-1625), a primeira artista feminina do Renascimento a alcançar fama internacional durante sua vida; Elisabeth Louise Vigée Le Brun (1755-1842) ou Madame Le Brun, que destacou-se como grande pintora da corte em virtude do especial naturalismo e espontaneidade dos personagens retratados; e Anita Catarina Malfatti (1889-1964) considerada a pioneira da Arte Moderna no Brasil. Observaremos ao longo da retrospectiva da vida de cada uma dessas artistas, algumas correlações e diferenciações entre as obras-primas apresentadas, suas temáticas e estilos diversos, mas com um importante ponto em comum: a relação dessas mulheres com a arte e sua época, e o seu reconhecimento como grandes expoentes femininos das artes plásticas.

Objetivo: A cada módulo são elencados os trabalhos de 3 artistas em épocas distintas da história para apresentação em detalhes de como suas obras eram produzidas, observando as similaridades e variações da construção da pintura em temáticas diversas conforme a variação de suporte e técnica de pintura empregada. Pela observação do conjunto de obras de três brilhantes artistas, visualizaremos como o resultado vibrante da pintura não se deve apenas pela combinação de cores, mas pela forma como a tinta é dosada, manuseada e aplicada sobre a superfície, com algumas demonstrações da metodologia de execução para a construção desses efeitos em exemplos práticos.

Conteúdo abordado:
– a produção da cor e os pigmentos constituintes da paleta de cada artista;
– a distinção da técnica e da composição dos diferentes meios de pintura;
– o passo a passo em detalhes de algumas das pinturas analisadas.

14 de outubro de 2025 (terça-feira)
Aula 01 – Sofonisba Anguissola (1532-1625) cujo estilo elevou cenas comuns e cotidianas em peças visuais espirituosas, tornando-a uma das retratistas mais famosas de sua época;

22 de outubro de 2025 (quarta-feira)
Aula 02 – Elisabeth Louise Vigée Le Brun (1755-1842) e o seu estilo sincero e naturalista que rompeu com a tradição e estabeleceu um precedente para a era moderna;

28 de outubro de 2025 (terça-feira)
Aula 03 – Anita Catarina Malfatti (1889-1964) e a defesa pelo fazer da arte popular brasileira ao retratar os aspectos da vida do povo.

DOCENTE
Silvana Borges é mestre em Arquitetura, Urbanismo e Design pelo Centro Universitário Belas Artes em São Paulo; é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Conservação e Restauro de Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota), e restauro arquitetônico de pinturas murais: prospecção arquitetônica estratigráfica, colorimetria e reintegração pictórica. Destaca-se a sua atuação no processo de conservação e restauração no Museu Paulista (Ipiranga/SP) dos 18 marouflages que contornam a sanca no alto da escadaria principal do edifício monumento. Docente do Museu de Arte Sacra de São Paulo desde 2014 ministrando cursos teórico-práticos com estudos iconográficos e das metodologias de pintura tradicionais a base de temperas (caseína, ovo, cola animal, etc). Docente da Universidade Santa Ursula (USU) e UNISAL (Campus Pio XI), e integra o grupo de pesquisa: Estética & Arte Sacra da Faculdade de São Bento de São Paulo. Profissional associada ao CAU, ICOM, ANTECIPA, APCR e CEIB. Traçando um panorama de sua produção artística desde 1988 até os dias atuais, pode-se perceber claramente a evolução e alterações de técnica de seu trabalho e das diferentes interpretações dadas sobre variados temas com obras catalogadas e várias premiações, inclusive pela sua atuação literária com o  “Prêmio 2020 Diamonds of Arts” na Áustria e premiação na “91ª Feira do Livro de Lisboa” em 2021, é autora de contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, espanhol, francês e alemão.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083

Período:  14, 22 e 28 de outubro de 2025
Horário: Das 17 às 19 horas
Valor: R$ 165,00
Carga horária: 06 h
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br – Inscrições até dia 10 de outubro de 2025
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BATISTA, Marta Rossetti. Anita Malfatti no tempo e no espaço: Biografia e estudo da obra. São Paulo: EDUSP, 2008.
BELL, Julian. Uma nova história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
ELUF, Lygia. Anita Malfatti. Cadernos de Desenho. São Paulo: Ed. UNICAMP, 2011.
FRASER, Tom & BANKS, Adam. O guia Completo da Cor. São Paulo: Editora SENAC, 2007.
JANSON,  Horts Woldemar et all. A nova história da arte de Janson. Calouste, 2010.
JANUSZCZAK, Waldemar (org). Techniques of the World’s Great Painters. USA: Chartwell Books, 1980.
JENNINGS, Simon. Artist’s color manual: the complete guide to work with color. EUA: Chronicle Books, 2003.
MAYER, Ralph Mayer. Manual do Artista. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Straussman-Pflanzer, Eve et all. By Her Hand: Artemisia Gentileschi and Women Artists in Italy, 1500-1800. Detroit Institute of Arts, 2021.
STRICKLAND, Carol. Arte Comentada da Pré-história do Pós-moderno. São Paulo: Ediouro, 2004.
PAVEY, Don. Colour Concepts. Palettes & Pigments. London: Micro Academy, 2014.
Compartilhar