MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

APRESENTAÇÃO
Na continuidade da proposta deste curso em sua sexta edição temos a inserção de um artista brasileiro entre mais dois mestres da história da arte para estudo comparativo de suas obras e técnicas artísticas. O curso propõe a observação da estrutura pictórica característica de suas respectivas pinturas pela apresentação de dados obtidos na análise instrumental de suas obras no campo da conservação e restauração, deste modo podemos compreender a diversidade da estrutura de construção pictórica de cada artista em suas especificidades. Nesse sexto módulo abordaremos a genialidade de: Peter Paul Rubens (1577-1640) e a construção de um retrato característico de suas voluptuosas formas femininas “rubenescas”; Vincent van Gogh (1853-1890) e o seu uso subjetivo e espiritualmente inspirado da cor; e Arcangelo Ianelli (1922-2009) e o seu percurso da pintura acadêmica a obras cada vez mais sintéticas até a total abstração pela cor. Observaremos ao longo da retrospectiva da vida de cada um desses artistas, algumas correlações e diferenciações entre as obras-primas apresentadas, suas temáticas e estilos diversos mas com um importante ponto em comum: a exuberância de suas cores.

Objetivo: A cada módulo são elencados os trabalhos de 3 artistas em épocas distintas da história para apresentação em detalhes de como suas pinturas eram produzidas, observando as similaridades e variações da construção de algumas obras em temáticas diversas conforme a variação de suporte e técnica empregada. Pela observação do conjunto de três grandes coloristas, visualizaremos como o resultado vibrante da pintura não se deve apenas pela combinação de cores, mas pela forma como a tinta é dosada, manuseada e aplicada sobre a superfície, com algumas demonstrações da metodologia de execução para a construção desses efeitos em exemplos práticos.

Conteúdo abordado:
– a produção da cor e os pigmentos constituintes da paleta de cada artista;
– a distinção da técnica e da composição dos diferentes meios de pintura;
– o passo a passo em detalhes de algumas das pinturas analisadas.

10 de abril de 2025
Aula 01 – Peter Paul Rubens (1577-1640) e a fusão da maestria do realismo flamengo com as tradições do Renascimento italiano em um estilo poderoso e exuberante;

17 de abril de 2025
Aula 02 – Vincent van Gogh (1853-1890) e a expressão pessoal trazida à vida na pintura em pinceladas densamente carregadas e cores emocionalmente evocativas;

24 de abril de 2025
Aula 03 – Arcangelo Ianelli (1922-2009) e a exploração da cor e luz em formas geométricas, em uma larga produção que abrange o desenho, a pintura e escultura.

DOCENTE
Silvana Borges é mestre em Arquitetura, Urbanismo e Design pelo Centro Universitário Belas Artes em São Paulo; é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Conservação e Restauro de Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota), e restauro arquitetônico de pinturas murais: prospecção arquitetônica estratigráfica, colorimetria e reintegração pictórica. Destaca-se a sua atuação no processo de conservação e restauração no Museu Paulista (Ipiranga/SP) dos 18 marouflages que contornam a sanca no alto da escadaria principal do edifício monumento. Docente do Museu de Arte Sacra de São Paulo desde 2014 ministrando cursos teórico-práticos com estudos iconográficos e das metodologias de pintura tradicionais a base de temperas (caseína, ovo, cola animal, etc). Docente da Universidade Santa Ursula (USU) e UNISAL (Campus Pio XI), e integra o grupo de pesquisa: Estética & Arte Sacra da Faculdade de São Bento de São Paulo. Profissional associada ao CAU, ICOM, ANTECIPA, APCR e CEIB. Traçando um panorama de sua produção artística desde 1988 até os dias atuais, pode-se perceber claramente a evolução e alterações de técnica de seu trabalho e das diferentes interpretações dadas sobre variados temas com obras catalogadas e várias premiações, inclusive pela sua atuação literária com o  “Prêmio 2020 Diamonds of Arts” na Áustria e premiação na “91ª Feira do Livro de Lisboa” em 2021, é autora de contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, espanhol, francês e alemão.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083

Período: 10, 17 e 24 de abril de 2025 (quintas-feiras)
Horário: Das 17 às 19 horas
Valor: R$ 165,00
Carga horária: 06 h
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br – Inscrições até dia 06 de abril de 2025
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BELL, Julian. Uma nova história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BEUTTENMÜLLER, Alberto. Volpi, Ianelli, Aldir – 3 coloristas. São Paulo: Grupo IOB, 1989.
FRASER, Tom & BANKS, Adam. O guia Completo da Cor. São Paulo: Editora SENAC, 2007.
GARIFF, David. Os pintores mais influentes do mundo e os artistas que eles inspiraram. São Paulo: Girassol, 2008.
JANSON, Horts Woldemar et all. A nova história da arte de Janson. Calouste, 2010.
JANUSZCZAK, Waldemar (org). Techniques of the World’s Great Painters. USA: Chartwell Books, 1980.
JENNINGS, Simon. Artist’s color manual: the complete guide to work with color. EUA: Chronicle Books, 2003.
MATTAR, Denise. Ianelli – 100 anos: o artista essencial. São Paulo: MAM, 2023.
MAYER, Ralph Mayer. Manual do Artista. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MORRALL, Andrew. The history and techniques of the great masters : Rubens. Secaucus, N.J. : Chartwell Books, 1988.
NAIFEH, Steven; SMITH, Gregory. Van Gogh – A Vida. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
STRICKLAND, Carol. Arte Comentada da Pré-história do Pós-moderno. São Paulo: Ediouro, 2004.
PAVEY, Don. Colour Concepts. Palettes & Pigments. London: Micro Academy, 2014.
Compartilhar