MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

APRESENTAÇÃO
Atualmente, graças aos recentes avanços da análise instrumental específica para a avaliação das obras de arte no campo da conservação e restauração, é possível reconstituir a estrutura pictórica das obras-primas que tanto nos fascinam, e as vezes desvendando segredos que os artistas guardavam a sete chaves. Nesse curso será abordado a continuidade de estrutura da pintura e a metodologia de três artistas ao criar efeitos brilhantes para transmitir ao nosso olhar sensações quase mágicas de volume e profundidade. Com Johannes Vermeer (1632-1675) teremos um exemplo da relação entre a ciência da ótica e sua aplicação prática na pintura, em Joseph Mallord William Turner (1775-1851) a relação cor e luz em composições que antecipam o Impressionismo e as experiências com espaço, forma e cor na arte de Paul Cézanne (1839-1906) estabelecendo diálogos entre o cromatismo e o desenho na construção da pintura. Cada um desses artistas carrega identidades de uma sociedade e uma época, ao mesmo tempo que revestem sua produção de singularidades em suas expressões na representação do mudo natural, gerando um conjunto de influências no desenvolvimento da pintura moderna.

Objetivo
Apresentar em detalhes como eram produzidas as cores pelos artistas observando as similaridades e variações da construção da pintura de cavalete pela análise das obras clássicas de três artistas expoentes da história da arte e cujo resultado pictórico vibrante não se deve apenas pela combinação das cores na pintura, mas pela forma como a tinta é dosada, manuseada e aplicada sobre a superfície da pintura para a produção da cor, com algumas demonstrações práticas de execução desses efeitos.

Conteúdo abordado:
– a produção da cor e os pigmentos constituintes da paleta de cada artista;
– a observação da estrutura da pintura resultante do gesto artístico;
– o passo a passo em detalhes de algumas das pinturas analisadas.

Programa do curso:
03 encontros de 2 horas/aula cada.

DIA 26/01 – Aula 01 – Johannes Vermeer (1632-1675) e o discurso visual pela claridade atmosférica tranquila inserida na pintura, e o hábil manuseio das cores e texturas.

DIA 02/02 – Aula 02 – Joseph Mallord William Turner (1775-1851) e o movimento dramático da pincelada em diálogo com a transparência da cor na pintura.

DIA 09/02 – Aula 03 – Paul Cézanne (1839-1906) e a conciliação da realidade tridimensional da natureza com o espaço bidimensional da superfície pintada.

DOCENTE
Silvana Borges
é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e especialista em Conservação e Restauro de Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota) e restauro arquitetônico de pinturas murais. Profissional associada ao CAU, AATESP, ICOM, ANTECIPA e CEIB. Ministra cursos e palestras sobre restauro arquitetônico, iconografia e arte sacra, com foco nas metodologias de pintura tradicionais e contemporâneas. É docente da Universidade Santa Úrsula (RJ) e integra o Grupo de Pesquisa “Arte Sacra Contemporânea: Religião e História” do LABÔ (PUC-SP). Traçando um panorama de sua produção artística desde 1988 pode-se perceber a evolução constante da sua obra e das diferentes interpretações dadas sobre variados temas. Suas pinturas estão publicadas em conceituados catálogos artísticos, e já receberam inúmeras premiações e troféus com participação em exposições e presentes em acervos de países como México, Itália, EUA, França, Espanha, Holanda, Hungria, Portugal e China. Com premiações também na área literária com o recente “Prêmio 2020 Diamonds of Arts” na Áustria e menção honrosa em publicação lançada na “91ª Feira do Livro de Lisboa” em 2021, é autora de contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, espanhol, francês e alemão.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083

Datas: 26 de janeiro, 02 e 09 de fevereiro de 2022 (quartas-feiras)
Horário: das 17h às 19h
Valor: R$ 150,00 à vista
Carga horária: 06 horas
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ARRECHA, Julio; SOTO Victoria. Dicionário de Pintura. Lisboa: Editorial Estampa, 2005.
CLAIR. Kassia St. The Secret Lives of Color. London: Penguin Books, 2017
DELAMARE, François; GUINEAU, Bernard. Colour: making and using dyes and pigments. London: Thames & Hudson, 2016.
FRASER, Tom & BANKS, Adam. O guia Completo da Cor. São Paulo: Editora SENAC, 2007.
JANUSZCZAK, Waldemar (org). Techniques of the World’s Great Painters. USA: Chartwell Books, 1980.
JENNINGS, Simon. Artist’s color manual: the complete guide to work with color. EUA: Chronicle Books, 2003.
MAYER, Ralph Mayer. Manual do Artista. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SIDAWAY, Ian. Color Mixing Bilble. New York: Watson-Guptill, 2002.
STURGIS, Alexander (org.). Compreender a pintura, a arte analisada e explicada por temas. Lisboa: Editorial Estampa, 2003.
PAVEY, Don. Colour Concepts. Palettes & Pigments. London: Micro Academy, 2014.
Compartilhar